Carnaval de Salvador 4º dia Sábado, Ivete 'diva', Alinne Rosa de lingerie, Anitta e Popó maquiado

4º dia de folia ainda contou com MC Guimê e camarote andante de Brown.
No bairro do Curuzu, tradicional Ilê Aiyê desfilou com presença de artistas.

ivete_elias3

No dia em que a “diva” Ivete foi “engolida” por uma multidão de fotógrafos, o carnaval de Salvador também contou com o “funk infantil” de Anitta, ostentação com MC Guimê, pedido de casamento em trio, show sensual de Alinne Rosa e o ex-pugilista Popó maquiado.

Outras atrações que também fizeram a alegria do folião neste quarto dia de festa foram: Bell Marques, Durval Lelys, Timbalada, Luiz Caldas, Armandinho, Chiclete com Banana, Cheiro de Amor, Pablo com sua sofrência, camarote andante de Carlinhos Brown e, em um dos momentos mais aguardados, o “Mais Belo dos Belos”: o Ilê Aiyê.

A notícia desagradável da noite ficou com a internação de Márcio Victor, vocalista da banda Psirico. De acordo a assessoria de comunicação do cantor, ele começou a sentir dores na manhã deste sábado. Logo em seguida, foi levado ao hospital. Por volta das 22h, o músico foi submetido a uma cirurgia videolaparoscópica (técnica cirúrgica minimamente invasiva).

Anitta e Carla Perez no carnaval de Salvador (Foto: Marcos Costa/Ag. Haack/Agecom)
Anitta e Carla Perez no carnaval de Salvador (Foto: Marcos Costa/Ag. Haack/Agecom)

Dia cheio!
Durante a manhã, enquanto a “diva” Ivete se preparava para desfile e tinha a casa rodeada de jornalistas, a folia já havia começado, com apresentações dos blocos infantis “Happy”, puxado pelo Babado Novo no circuito Dodô (Barra/Ondina), e “Algodão Doce”, conduzido por Carla Perez no circuito Osmar (Campo Grande).

Este último ainda contou com partipação da funkeira Anitta que, vestida de rainha, colocou as crianças para pular, dançar e brincar ao som dos seus maiores sucessos.

Já no início da tarde, o também funkeiro MC Guimê fez uma participação especial no bloco “Nu Outro”, comandado pela banda Kart Love no circuito Dodô. Além da dupla, o show ainda contou com apresentação do pagodeiro Igor Kannário, que na segunda-feira puxa a pipoca no Campo Grande.

Após a passagem do bloco “Nu Outro”, a tão esperada hora da estreia de Ivete Sangalo no carnaval chegou. Por volta das 15h20, o van que transportava a musa parou em frente ao trio, chamando a atenção de jornalistas, seguranças e, principalmente, fãs, que a aguardavam ansiosamente. Usando um sobretudo rosa, Ivete esbanjou simpatia e mandou beijos, acenou e posou para fotos. [Confira o momento dela na chegada ao trio no vídeo acima].

Ivete é rodeada por fotógrafos em cima do trio do Cerveja e Cia, na Barra. (Foto: Jefferson Peixoto/Ag Haack)
Ivete é rodeada por fotógrafos em cima do trio do Cerveja e Cia, na Barra. (Foto: Jefferson Peixoto/Ag Haack)

Já em cima do trio, e agora vestida como “diva”, em uma roupa cheia de cristais e com um decote generoso, Ivete posou para mais fotos. Logo no início do show ela fez questão de celebrar os trinta anos do Axé Music, ritmo que ajudou a expandir em sua carreira. “Nesses 30 anos de axé, eu faço parte como cantora há 21 anos. Mas, como foliã, já sacudia na barriga da minha mãe, talvez no saco do meu pai”, brincou ela, que comandou o bloco “Cerveja & Cia”.

No trio, Ivete fez o habitual: cantou, brincou e deu show. Ela lembrou os seus principais hits, como “Tempo de Alegria” e “Dançando”, além de canções consagradas em outras vozes, como “Não quero dinheiro”, de Tim Maia, “Doce Obsessão”, da banda Cheiro de Amor, “Faraó”, do Olodum.

Alinne Rosa (Foto: Mauro Zaniboni /Ag Haack)
Alinne Rosa ousou em show (Foto: Mauro Zaniboni /Ag Haack)

Mas se teve alguém que sensualizou neste quarto dia de carnaval foi Alinne Rosa, que usou lingerie e abusou no circuito Barra / Ondina. Ela puxou o bloco “Eu Vou” pela primeira vez em carreira solo ao deixar a banda Cheiro de Amor e brincou ao falar sobre a roupa: “Eu tô até com vergonha”, disse aos risos.

“[O figurino] por cima é uma camiseta esportiva [transparente]. Achei melhor colocar por baixo uma coisa bem sensual. Hoje, é um misto. Misto de esportivo mais sexy, que o carnaval pede”, declarou Alinne. Ela contou ainda com a participação do pagodeiro Igor Kannário no trio.

No Campo Grande, o Harmonia do Samba puxou o tradicional bloco baiano “As Muquiranas”. Além da já marcada irreverência dos homens e mulheres vestidos de “baianas”, a passagem do trio ainda contou com Xanddy anunciando um pedido de casamento de um dos foliões. O namorado fez o pedido com uma faixa enquanto a namorada, atônita, assistiu a tudo em cima do trio. [Confira tudo no vídeo acima].

Voltando para o circuito Barra / Ondina, o cantor Durval Lelys puxou o bloco “Coco Bambu”, em sua segunda apresentação no carnaval de Salvador sem a banda “Asa de Águia”. “De bem como a vida”, como disse antes do show em entrevista ao G1, o músico relembrou os sucesos do antiga banda e os novos hits da carreira solo.

Depois de Durval Lelys, já por volta das 17h30 deste sábado, o cantor Bell Marques comandava o bloco “Pra Ficar / Vumbora”, no circuito Dodô. Antes do show, ele agradeceu o apoio dos fãs no seu primeiro carnaval sem a banda Chiclete com Banana. “Foi uma grande surpresa tudo o que está acontecendo até aqui. Me senti abraçado pelo povo de Salvador na abertura do carnaval, desfilando para a pipoca, e vi tudo aquilo como um momento importante, porque representou para mim a consolidação da minha carreira solo. Foi a certeza que eu tive de que os meus seguidores continuam comigo. Surge uma nova nação ‘Bellzeira'”, brincou. Depois, o cantor subiu ao trio e emendou os sucessos.

Vindo um pouco mais atrás do trio do seu antigo vocalista, a banda Chiclete com Banana animou o circuito Barra / Ondia com o seu novo cantor, Rafa Chaves. Por volta das 20h ele começou a puxar o bloco Nana Banana e animou os chicleteiros de Salvador.

Denny, Timbalada, no carnaval de Salvador (Foto: Jefferson Peixoto/Ag. Haack)
Denny, da banda Timbalada, no carnaval de Salvador (Foto: Jefferson Peixoto/Ag. Haack)

Diante de um pôr do sol de arrepiar em frente ao Farol da Barra, a Timbalada veio logo atrás de Bell Marques, puxando o bloco que leva o nome da banda. Denny, líder do grupo, comandou o trio e animou os “Timbaleiros”, como são chamados os seus seguidores”, que pintados com os símbolos do grupo não deixavam de pular e dançar sucessos como “Mimar Você”.

O quarto dia de folia também teve o pai do Axé Music, Luiz Caldas, que comandou o trio que leva seu nome no Circuito Dodô. O cantor desfilou sem cordas e fez a festa do folião pipoca. Durante a passagem, ele fez uma releitura dos sucessos, a exemplo da dança chamada de “deboche”, popularizada na década de 1980 e que é uma de suas marcas.

Também uma das precursoras do Axé Music, a cantora Sarajane puxou bloco no circuito do Campo Grande, com o “Trio Axé 30 anos”. No circuito Osmar, Armandinho animou os foliões no trio independente.

 Deusa do Ébano em desfile do Ilê (Foto: Diogo Macedo/Ag Haack)
Deusa do Ébano em desfile do Ilê (Foto: Diogo Macedo/Ag Haack)

O sábado de carnaval também foi dia do desfile do “Mais Belo dos Belos”. O Ilê Aiyê saiu do bairro do Curuzu sai do Curuzu em direção ao Plano Inclinado da Liberdade, em um dos momentos mais emocionantes da folia na capital baiana. Com o tema “Diáspora Africana – Jamaica – Os afrodescendentes”, o cortejo ainda contou com a presença da atriz e apresentadora Regina Casé.

Regina Casé acompanha Ilê Aiyê no carnaval de Salvador (Foto: Diogo Macedo/Ag. Haack)
Regina Casé acompanhou Ilê Aiyê no carnaval (Foto: Diogo Macedo/Ag. Haack)

“O Ilê é muito importante para mim. Ele é inspirador, é forte. Primeira vez que vi o Ilê fiquei extasiada. Mas eu não acho que ele é importante só para mim. É importante para a Bahia e todo Brasil”, disse a apresentadora.

O Vovô do Ilê também comentou sobre a escolha do tema do desfile deste ano. “O Ilê, em geral, sempre fala de temas livres da África, tratando estados brasileiros. Vamos falar também da década da afrodescendência, que começa em 2015, das pessoas que tiram do povo. Hoje o carnaval virou um grande negócio. Os blocos geram muito para o estado, para a receita, para a comunidade, porém existem muitas empresas que manipulam o carnaval”, afirmou o Vovô do Ilê ao G1.

Quem também estreou nesse carnaval foi a cantora Vina Calmon, que assumiu o lugar de Alinne Rosa na banda Cheiro de Amor. Ela puxou o bloco “Yes” no circuito Barra / Ondina e, emocianada, falou com o G1. “Eu vivo neste momento uma expectativa muito grande. Estou muito feliz. Não tenho palavras para definir essa felicidade. Dá vontade de chorar. Perdão”, parou por um momento numa tentativa de segurar as lágrimas.

Ex-pugilista Acelino "Popó" Freitas também aproveitou para curtir folia na capital (Foto: Emmanuel Carneiro/Ag Haack)
Ex-pugilista Acelino “Popó” Freitas também aproveitou para curtir folia na capital (Foto: Emmanuel Carneiro/Ag Haack)

Em uma das cenas mais inusitadas deste quarto dia de folia, o ex-pugilista Acelino “Popó” apareceu todo maquiado e vestido com uma roupa de baiana e um turbante na cabeça em camarote Salvador. Bem humorado, Popó posou para fotos. Ele curtiu folia no circuito Barra/Ondina.

O sábado de carnaval também teve ex-The Voice. No circuito do Campo Grande, o sambista Dudu Nobre puxou o bloco “Vem Sambar” e recebeu a cantora ex-The Voice Rafaela Melo.

Já próximo da madrugada, o músico Carlinhos Brown começou a puxar o “Camarote Andante”, projeto em que ele canta no chão, bem pertinho do folião. O cantor não poupou energia e arrastou o público até o final, que agradeceu com aplausos.

A noite ainda teve muita sofrência ao som do arrocha do cantor Pablo, que trouxe para fazer uma participação especial Luciano, da dupla Zezé di Camargo e Luciano. Os dois cantaram clássicos sertanejos e, como não poderia faltar, o tradicional arrocha. “Pode ser uma boa oportunidade pra quem está chorando por um amor. Quem tá sofrendo vem pra cá, chora um pouco, mas depois já pode encontrar uma pessoa bacana. Quem sabe um novo amor…”, brincou Pablo.

No meio do desfile, o trio do cantor ficou parado por quase uma hora após os cordeiros abandonarem a segurança do bloco “Tô ligado”. Por conta do problema, a Polícia Militar chegou a subir no trio.

Para que o bloco pudesse seguir, policiais militares tiveram que fazer o “papel de cordeiros” e manter a segurança. Após o problema, o trio continuou o desfile rumo ao bairro de Ondina.

Márcio Victor e o Psirico iniciam o desfile no circuito Barra-Ondina (Foto: Mauro Zaniboni /Ag Haack)
Márcio Victor e o Psirico iniciam o desfile no circuito Barra-Ondina (Foto: Mauro Zaniboni /Ag Haack)

A notícia triste deste sábado foi a internação do cantor Márcio Victor, líder da banda Psirico, no Hospital Aliança, em razão de uma crise de apendicite. Por conta das fortes dores, o músico teve que cancelar a participar no camarote Cerveja & Cia, onde iria realizar show neste sábado. Segundo a assessoria de Márcio Victor, o cantor deve passar por cirurgia.

Visão aérea do Farol da Barra, no ínicio dos desfiles deste sábado no circuito Dodô (Foto: Genildo Lawinscky/TV Bahia)
Visão aérea do Farol da Barra, no ínicio dos desfiles deste sábado no circuito Dodô (Foto: Genildo Lawinscky)

 

Sarajane no Campo Grande (Foto: Fábio Meneses/Ag Haack)
Sarajane desfilou no Campo Grande (Foto: Fábio Meneses/Ag Haack)
Muqieranasx  (Foto: Emmanuel Carneiro/Ag Haack)
Bloco As Muquiranas esbanjou irreverência em desfile (Foto: Emmanuel Carneiro/Ag Haack)
Ivete Sangalo no carnaval de Salvador (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)
Ivete Sangalo no carnaval de Salvador (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)
Duas Medidas - Alô Inter/Burburinho (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)
Banda Duas Medidas puxou bloco Alô Inter/Burburinho no circuito Barra / Ondina (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)
Banda Oito7Nove4, formada pelos filhos de Bell Marques, comanda o Bloco Banana Coral no Circuito Dodô (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)
Banda Oito7Nove4, formada pelos filhos de Bell Marques, comandou o Bloco Banana Coral no Circuito Dodô (Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)
Fernanda Paes Leme curte folia de Salvador em camarote na noite deste sábado (14) (Foto: Joilson César/Ag Haack)
Carnaval ainda teve Fernanda Paes Leme em camarote (14) (Foto: Joilson César/Ag Haack)