Cerca de 75 mil preservativos serão distribuídos em Petrolina no carnaval

camisinhas

Diariamente aproximadamente 15 mil preservativos serão distribuídos.
A ação acontece nos três polos de animação do carnaval de Petrolina.

Mais de 75 mil preservativos masculinos serão distribuídos durante os quatro dias de carnaval, em Petrolina para reforçar o combate às doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids. As atividades começaram nesta sexta-feira (13) e seguem até a terça-feira (17), nos três polos de carnaval: Areia Branca, 21 de Setembro e Cohab VI / Rio Corrente. Todos os dias seis funcionários do Programa DST/AIDS participarão da mobilização.

A expectativa é de que 15 mil preservativos sejam entregues diariamente durante o festejo. “Queremos conscientizar os foliões sobre a importância do uso da camisinha, que é a única forma correta de prevenção, podendo evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente o HIV/Aids, além de uma gravidez indesejada”, orienta a coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Raquel Costa.

Além da entrega dos preservativos, os profissionais que diariamente trabalham no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) farão também o trabalho educativo, passando orientações importantes sobre o sexo seguro. “Um dos motivos para fazer essa campanha durante o carnaval, é que muitas pessoas saem de casa desprotegidas, não levam camisinha e estamos lá justamente para dar essa opção”.

A coordenadora lembra que durante o período de festas, principalmente no carnaval, as pessoas costumam ficar mais expostas. “Nesse momento de festa, geralmente as pessoas estão mais permissivas ao namoro, pode acontece o sexo desprotegido e no carnaval vamos trabalhar alertando, mostrando que precisam se prevenir, que devem se divertir, mais que seja com segurança e que se não usarem o preservativo podem contrair alguma doença”, alerta Raquel.

Segundo Raquel Costa, aquelas pessoas que por alguma eventualidade tiverem uma relação desprotegida, devem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para realizar o teste rápido, receber orientações e se for o caso fazer a profilaxia após a exposição. “No CTA é possível fazer a testagem rápida para descobrir se a pessoa tem HIV, Sífiles ou outras Hepatites Virais e orientamos em relação a outras DST’s. É importante lembrar que a profilaxia só é válida para pacientes que forem diagnosticados com HIV/Aids e não para outras doenças sexualmente transmissíveis”, enfatiza.
Serviço
Endereço: Centro de Testagem e Aconselhamento / Avenida Fernando Goés, 02 – Centro – Petrolina
Contato: (87) 3866 – 8555
Horário de funcionamento:  7h30 às 11h30 / 14h30 às 17h30

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar