Com aumento da procura, passaporte tem agendamento para 20 de fevereiro

Passaporte (Foto: Victor Mattioni/Arquivo pessoal)

Polícia Federal afirma que em janeiro a procura pelo documento é maior.
Cerca de 50 atendimentos são realizados por dia na delegacia em Juazeiro.

No mês de janeiro, a procura pela emissão de passaportes tem aumento considerável. Segundo a Polícia Federal localizada em Juazeiro-BA, mas que atende a população da região do Vale do São Francisco, como Petrolina, somente nos 22 primeiros dias do ano já foram emitidos 150 documentos. Diariamente são atendidas na delegacia cerca de 50 pessoas.

Antes  de deslocar-se até a delegacia, o cidadão precisa acessar o site da PF para solicitar um requerimento de emissão de passaporte. Para finalizar o processo, o interessado deve ler todas as instruções, preencher o formulário online, emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 156,07. Após o pagamento é necessário retornar ao site para realizar o agendamento que é um processo obrigatório para o cidadão que deseja emitir o passaporte. No site é possível que a pessoa escolha o dia que deseja atendimento, porém é necessário aguardar uma fila de espera. Mas como a procura está em alta, os agendamentos no Vale do São Francisco estão disponíveis somente a partir do dia 20 de fevereiro.

Documentos necessários

Após o preenchimento do formulário, os documentos necessários para a emissão do passaporte são os originais do RG, CPF, Título de Eleitor com os comprovantes da última votação ou uma certidão equivalente. Para os homens com idade inferior a 45 anos é obrigatório apresentar a Carteira de Reservista ou documento que comprove. Também podem ser aceitas Carteira Nacional de Habilitação e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Para menores de 18 anos, existem algumas observações. Será exigida autorização dos pais ou do responsável, além da presença da criança ou adolescente na delegacia. No caso da ausência dos pais, estão disponíveis no site três tipos de formulários que autorizam a expedição de passaporte para os menores de 18 anos. Estes formulários devem ser preenchidos e reconhecidos em cartório.

Para os que tiveram os nomes alterados devem levar Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento. O prazo de entrega do passaporte é de 8 dias. O cidadão é notificado com um e-mail informando a chegada do documento.

Em caso de extravio, perda ou roubo do passaporte, o chefe do núcleo de migração, Edeilton Damasceno, afirma que este não é um documento renovável e o cidadão pagará o dobro do valor atual para realizar uma nova emissão. “As pessoas precisam planejar sua viagem. Existem casos de algumas que perdem o documento e querem um novo no outro dia. É necessário realizar novamente o mesmo processo e aguardar o prazo,” afirma.

Número de emissões

Em 2013, foram emitidos 2.791 passaportes. Já em 2014, os números de emissões foi de 2.574. Segundo o Edeilton, o novo sistema de emissão tende a melhorar a organização do processo. “Em 2013 ainda não estava em vigor o sistema de agendamento, por isso houve um descontrole nas emissões. Hoje o processo nos possibilita maior organização,” conta.

Serviço:

A Delegacia da Polícia Federal, local onde é a realizada a emissão do passaporte no Vale do São Francisco, fica localizada na Rua Amazonas, nº 99, bairro Santo Antônio, Juazeiro-BA. O telefone para contato é o (87) 3614-9100.