Combate à dengue e a chikungunya é intensificado com dia 'D' em Petrolina

mosquito-dengue

Dia ‘D’ será realizado neste sábado (7), das 9h às 12h, no Bambuzinho.
Em 2015,14 casos de dengue estão confirmados.

Um dia ‘D’ de combate à dengue e à febre chikungunya será realizado neste sábado (7), das 9h às 12h, na tenda cultural da Praça do Bambuzinho em Petrolina, no Sertão pernambucano. A ação, que também acontece nacionalmente, tem o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das duas doenças.

Os profissionais vão esclarecer dúvidas e informar sobre o trabalho de combate e controle desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. Haverá exposição de fotos, larvas e equipamentos utilizados pelos agentes de endemias e distribuição de informativos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Mudo, a intenção é que a população tome conhecimento de orientações de combate ao mosquito. “Vamos oferecer uma parte educativa na tenda cultural. São orientações de como é a larva, as características do mosquito para que as pessoas possam identificar os focos da doença e eliminá-los”, destaca.

No ano de 2014, foram 791 casos confirmados de dengue. Já em 2015, 14 casos estão confirmados.  Para o cidadão que encontrar larvas e mosquitos em suas residências, podem entrar em contato através do telefone da Vigilância Epidemiológica, (87) 3866 8559. Já em casos suspeitos de Dengue e febre Chikungunya é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para ser realizada a notificação e a partir disso, a vigilância programar as próximas ações.