Cresce o número de casos de dengue em Petrolina, PE

dengue

O número subiu 133%, de seis casos para 14, em relação ao ano passado.
Em 2014 foram confirmados no município 791 casos de dengue.

Em Petrolina houve um aumento de 133% nos casos de dengue, em relação ao ano passado. Em janeiro de 2014, a Secretaria de Saúde da cidade registrou seis casos da doença. Enquanto que este ano, o número subiu para 14 casos confirmados.

O aposentado Acindino Malaquias de Souza toma todos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, Aedes aegypti. No quintal da casa dele, as garrafas estão emborcadas e a caixa d´água tampada. “O primeiro cuidado é não deixar vasos com a boca para cima, a caixa bem coberta, tampa de garrafa e essa é a prevenção que a gente faz para evitar a epidemia na nossa casa e dos vizinhos”.

Apesar de tantos cuidados, a dengue ainda é motivo de alerta. No ano passado, foram confirmados no município 791 casos de dengue. A coordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Petrolina, Silvana Mudo, fala sobre os fatores que resultaram no aumento. “Quando comparado o ano passado nos temos um aumento, mas é esperado porque estamos no verão. Um período que tem a maior chance de reprodução do mosquito. Mas estamos na média do Brasil, 57,2% de aumento do número de casos registrados”, explica.

Para conter a proliferação do mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde reforça os cuidados que se devem tomados para evitar a proliferação do mosquito. “Desde o ano passado a gente vem identificando as ações, temos um plano de dengue e outro para a Chikungunya. Nos dias ‘D’ tem sido feito uma intensificação e os agentes continuam fazendo visita nas casas e fazendo tratamento quando é identificado foco nas residências”, conta.

Além do monitoramento feito felo município, a população pode tomar alguns cuidados. “Cada família pode tirar 15 minutos semanais para fazer uma inspeção dentro de casa, fechando as caixas de água, evitando pneus, acúmulo de água parada em recipientes como vasilhas de plantas e outros”, alerta.