Em reforma, Museu Pai Chico deve ser inaugurado até junho com novidade

O intuito é ampliar o museu com mais seis ambientes temáticos.
Uma campanha está sendo realizada para coleta de móveis antigos.

museu_do_pai_chico_cosme_cavalcanti_3

Para manter preservada a cultura do município de Afrânio, no Sertão pernambucano, o Museu do Pai Chico, localizado no Sítio Histórico do povoado de Caboclo, está passando por uma revitalização. As obras já iniciaram e serão construídos novos espaços interativos para preservar a história e aproximar a comunidade e os turistas. A previsão de finalização é em maio, mês em que é comemorada a Semana Nacional dos Museus e os 51 anos da cidade de Afrânio.

O intuito é realizar a ampliação física do local com mais seis ambientes temáticos destinados à gastronomia e dois culturais. Está sendo planejada a construção de uma ‘bodega’ sertaneja, e casas de farinha, doce, cana e rapadura, do bolo e do ferreiro. Também será realizada uma requalificação da parte atual do museu, onde serão criados novos espaços como uma escavação dentro do Museu Pai Chico para simular um achado arqueológico.

Obras do Museu do Pai Chico (Foto: Cosme Cavalcanti/Arquivo pessoal)
Pinturas em muros do Museu Pai Chico (Foto: Cosme Cavalcanti/Arquivo pessoal)

O projeto visa construir um ambiente destinado a chuva do Sertão, também com simulações das águas de chuva e demonstrações de como armazená-las em caldeirões. Já foram doadas para a reforma portas antigas com cerca de 200 anos, além de outras antiguidades com características nordestinas representando a cultura local. Em 2014, a reforma estava paralisada por falta de recursos.

Apesar das primeiras doações, o museu está organizando uma campanha para arrecadar móveis antigos, principalmente peças do povo sertanejo que serão colocados na sala do Pai Chico. Segundo o presidente da Comissão de Revitalização de Caboclo, Cosme Cavalcanti, essa mobilização gera o interesse da comunidade. “Estamos fazendo a campanha através das redes sociais e com o lançamento do livro ‘Cabloco’ em algumas cidades como forma de renda. Essa também é uma maneira para que as pessoas conheçam a história do museu”, conta.

Museu do Pai Chico já está sendo revitalizado (Foto: Cosme Cavalcanti/Arquivo pessoal)
Museu Pai Chico já está sendo revitalizado (Foto: Cosme Cavalcanti/Arquivo pessoal)

A revitalização está sendo realizada em comemoração aos 12 anos do Museu Pai Chico. Para visitas é cobrado um ingresso no valor de R$ 2 para crianças e R$ 3 para adulto. Com a ampliação, a partir de junho a taxa deverá sofrer alteração. O museu fica localizado no povoado de Caboclo, distante 9 quilômetros da cidade de Afrânio e 20 km de Petrolina.