Estudantes do Sertão se preparam para repetir bom resultado na OBMEP

0002

Inscrições da OBMEP podem ser feitas até o dia 31 de março.
Em 2014, foram 27 medalhistas no Sertão, sendo um ouro para Petrolina.

As inscrições para a 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão abertas em todo o país e seguem até o dia 31 de março. A região do Sertão de Pernambuco é uma das que mais se destaca na competição, em 2014, foram 27 medalhistas, sendo um ouro para Petrolina. Os interessados em participar da edição de 2015 devem se inscrever pelo site da OBMEP.

A Olimpíada é dividida em três níveis. O nível 1 é para os alunos matriculados nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. O nível 2 é destinado àqueles que cursam os 8º e o 9º anos. A categoria 3 abrange os estudantes do Ensino Médio, Técnico Integrado ao Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Podem competir apenas os discentes da rede pública municipal, estadual ou federal

Os estudantes petrolinenses que desejam participar da OBMEP podem optar por participar de um curso preparatório realizado no campus Petrolina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A inscrição para o curso é gratuita e acontece no dia 14 de março, mesmo dia do início das aulas.

Segundo o coordenador do curso, o professor Severino Cirino de Lima Neto, a preparação vai seguir até o mês de setembro. “O treinamento que disponibilizamos é para os três níveis da Olimpíada. Serão abordados os conteúdos que são cobrados nas provas, como Aritmética, Contagem e Geometria”, contou.

De acordo com o coordenador, um diferencial do curso é que os alunos podem continuar estudando mesmo se não conseguirem a classificação para a segunda fase. “Outra diferença do preparatório é que serão oferecidas oficinas onde os alunos aprendem de forma prática. Eles pegam um material reciclável, como uma garrafa de iogurte, por exemplo, e explicamos como a Geometria pode ser aplicada nas dimensões da embalagem. Outra aplicação é estudar números de CPF ou códigos de barras que têm relação com Criptografia e Aritmética Modular”, explicou o professor.

As provas da OBMEP vão acontecer em duas fases. A primeira será no dia 2 de junho, os alunos com as melhores pontuações seguem para a segunda etapa, que será no dia 12 de setembro. O resultado final, com a relação dos vencedores, deve ser divulgado no dia 27 de setembro.

Os participantes com as pontuações mais altas recebem medalhas, que podem ser de ouro, prata ou bronze. Aqueles com notas próximas ao dos medalhistas de bronze recebem certificados. Os primeiros colocados recebem também uma bolsa de iniciação científica.

Outras informações sobre o curso da Univasf podem ser adquiridas pelo telefone (74) 2102-7649 e pelo e-mail: nupemat@gmail.com.