Facape e Univasf articulam parcerias para fortalecer a educação inclusiva no Vale

facape-no-vestibular

facape - univasf 100

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) realizará um fórum para discutir a educação inclusiva no Vale do São Francisco. O evento foi acordado após uma visita do diretor acadêmico da autarquia, Antonio Habib, ao Núcleo de Políticas de Educação Inclusiva da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco). Também participaram do encontro a psicóloga e coordenadora do núcleo, Karla Daniele, e a coordenadora pedagógica da Facape, Marilúcia Vasconcelos.

A previsão é de que o fórum aconteça no primeiro semestre deste ano, com discussões, mesas redondas e palestras. A ideia é orientar a comunidade acadêmica sobre a inclusão de pessoas com deficiência na própria instituição. “Queremos envolver professores, alunos e funcionários nesse debate. Nós já temos alunos com deficiência e procuramos a Univasf para conhecer como é aplicada essa política de inclusão”, destacou Habib.

Além do fórum, a coordenadora Karla Daniele sugeriu projetos de extensão coordenados por alunos com deficiência e a realização de um curso sobre inclusão no serviço público, que já acontece na Univasf e poderá receber servidores da Facape. Segundo ela, a inclusão na universidade é um assunto recente e apenas o diálogo e a prática poderão quebrar preconceitos e limitações.

“Não existe um modelo ou manual pronto para a inclusão. A solução é conversar, apresentar as possibilidades da faculdade e oferecer ferramentas para o crescimento desses estudantes, seja na acessibilidade, na oferta de um intérprete de libras ou de material em braile. Preconceito se quebra convivendo e com o diálogo crescemos juntos”, disse.

A Facape disponibiliza, em seu vestibular, vagas para pessoas com deficiência. Na Univasf, a única forma de ingresso é pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A parceria entre as duas instituições de ensino ainda prevê atendimentos na Clínica de Práticas Psicológicas da Univasf e a contratação de profissionais na área de Libras.