Ipem fiscaliza bombas de postos de combustíveis de Petrolina, PE

A ação pretende aumentar a confiabilidade do serviço prestado à população.
Os 80 postos ativos em Petrolina serão fiscalizados nas próximas semanas.

ipem

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem), realizou nesta quarta-feira (4), uma fiscalização nas bombas medidoras de combustível de Petrolina, no Sertão pernambucano. A expectativa é de que os 80 postos, que hoje estão ativos na cidade, sejam fiscalizados nas próximas semanas. Os estabelecimentos de Petrolina são os primeiros do Estado a passar pela vistoria. O trabalho foi acompanhado pelo presidente do órgão, Pedro Paulo Neto.

O presidente do Ipem/PE esclarece que a ação é realizada para atestar que o que está sendo medido está de acordo com as normas exigidas de confiabilidade e qualidade. “Vai garantir que aquele motorista que abastece o seu carro ou a sua moto, neste posto e nos demais estabelecimentos, que o que ele está comprando é realmente o que recebe”.

A fiscalização acontece ainda em um momento oportuno, que é o aumento do preço do combustível.“Essa aferição está sendo feita em um momento favorável, porque nós temos um aumento no valor da gasolina e a gente precisa verificar se o que está sendo colocado no tanque daquele carro ou da moto é realmente aquilo que está sendo mostrado no visor da bomba”, explica Pedro Paulo Neto.

Entre os primeiros itens a serem fiscalizados, está a mangueira da bomba, que deve ter no máximo cinco metros de comprimento. Ainda é avaliado o bico do aplicador e o volume do combustível, que deve ser o mesmo da bomba.

Em caso de irregularidades, o presidente do Ipem/PE diz que o estabelecimento pode ser penalizado. “Primeiro recebe uma notificação para que ele resolva o problema em dez dias. Se persistir no erro, ele recebe uma multa. Se continuar ele terá a bomba lacrada ou o estabelecimento interditado.”

Os motoristas que encontrar bomba de combustível adulterada, podem denunciar o caso ao Ipem/PE. E caso o problema seja no combustível, a denúncia deve ser feita a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Serviço

Ipem/PE – Unidade Petrolina
Endereço: Avenida das Nações, s/n, Centro Agropecuário – Petrolina – PE
Ouvidoria: 0800.081.1526
Contato: (87) 3861.6629
E-mail: petrolina@ipem.pe.gov.br