Monumento da entrada do Mercado Turístico é depredado em Petrolina

estatua

Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na última segunda-feira (2).

PM informou que as câmeras não captaram as imagens da depredação.

O busto de um dos primeiros comerciantes de Petrolina, Jonas Amaro Ferreira, que fica em frente ao Mercado Turístico de Petrolina, no Sertão pernambucano, foi depredado há três dias por vândalos. O monumento teve a cabeça arrancada e o tronco depredado. O crime contra o patrimônio público aconteceu na madrugada da última sexta-feira (30).

O fiscal do Mercado Turístico, Gabriel Nunes, disse que é uma falta de respeito com a história do município. “Sempre vinha uns amigos dele de fora e filhos e o pessoal vinha tirar fotos. Ele era muito conhecido na cidade e me falaram que ele foi o primeiro comerciante que teve em Petrolina. Estamos esperando o pessoal competente vir resolver isso ai”.

O busto havia sido inaugurado em dezembro de 2011. A depredação de monumentos é considerada crime de dano ao patrimônio público, com pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa.

A Polícia Civil informou que o Boletim de Ocorrência foi registrado na segunda-feira (2) e que deverá ser realizada uma perícia pelo Instituto de Criminalística, mas não foi estipulada uma data para a divulgação do resultado.

Já a Polícia Militar (PM) que opera as câmeras de segurança instaladas na região central comunicou que não foi possível registrar as imagens do ato de vandalismo, porque árvores impediram a visão do local.