Moradores reclamam da falta de água no Residencial Monsenhor Bernardino

falta_agua3

Problema existe desde a entrega das casas no dia 31 de janeiro.
Famílias dependem de carros-pipa para o abastecimento.

Os moradores do Residencial Monsenhor Bernardino em Petrolina estão insatisfeitos com a falta de água no condomínio. As mais de mil famílias do local estão com problemas no abastecimento desde a entrega das casas, no dia 31 de janeiro. O suprimento está sendo feito através de carros-pipa.

Segundo uma das moradoras, a vendedora de lanches Gracilda dos Santos, até corre um pouco de água nas torneiras, mas não é apropriada para o consumo, nem durante todo o dia. “Sai um pouco de água depois das 21h, mas é pouca e tem um mau cheiro forte. Quando a gente tenta ferver a água, forma tipo uma gordura em cima. Não tem como beber”, contou.

Ainda de acordo com a moradora, as alternativas que as famílias do condomínio utilizam para contornar o problema são comprar água mineral ou buscar, com o auxílio de baldes, água em um reservatório do lado de fora do Residencial. “O jeito é buscar na caixa d’água do lado de fora. Tem gente que aproveita e já lava as roupas por lá mesmo, pois não tem água na torneira em casa”, afirmou Gracilda.

De acordo com o secretário extraordinário de Habitação, Ednaldo Lima, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) havia confirmado, através de um documento de dezembro de 2013, que garantiria o suprimento de água do local. “Quase um ano depois a Compesa oficializou que não tinha condição de manter o abastecimento. A prefeitura considera que o fornecimento por carros-pipa não é o ideal, além de ser insuficiente para as mais de cinco mil pessoas que vivem do Residencial”, declarou.

Segundo o secretário extraordinário, está prevista a obra de uma adutora para resolver o problema. “Essa questão não estava no nosso planejamento, por isso a obra da adutora será feita em caráter emergencial. A perspectiva é que nos próximos dias a água possa chegar às casas dos moradores”, afirmou Lima.

Em nota, a Compesa informou que disponibiliza a água para que a empresa que construiu o condomínio possa abastecer as famílias com carros-pipa. Ainda segundo a nota, o sistema definitivo de abastecimento da comunidade deve ser entregue após a conclusão de um novo reservatório, localizado no bairro José e Maria, Zona Leste de Petrolina, previsto para ser entregue em abril.

O Residencial Monsenhor Bernadino fica localizado na BR-428 e é composto por mais de 1,4 mil casas.