Alunos da rede estadual de ensino de Pernambuco retomam aulas após paralisação dos professores

img_20150327_071149749

Segundo Sintepe, adesão média foi de 90%.
Categoria se reúne ainda na manhã desta sexta.

Em Pernambuco, as aulas das escolas da rede estadual voltam ao normal nesta sexta-feira (27). Após dois dias de paralisação, quando professores cruzaram os braços e parte das escolas em todo o estado ficou sem aulas, a categoria retoma as atividades ainda nesta manhã. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), a orientação é de que os profissionais só voltem a trabalhar à tarde, já que pela manhã haverá uma assembleia da categoria. Os professores decretaram estado de greve no último 13 de março.

No Recife, uma das escolas que teve as atividades paralisadas foi a Escola de Referência Sizenando Silveira, no bairro de Santo Amaro. De acordo com a diretora do colégio, Márcia Nogueira, os professores garantiram que as aulas desta sexta seriam dadas. “Apenas aqueles que estão em aula-atividade, ou seja, não estão em sala de aula, é que representarão os outros na assembleia”, explica. Nogueira lembra que não houve aulas nos dois últimos dias. “Os alunos também fizeram um ato para apoiar os professores”, afirma.

Outra escola que paralisou as atividades foi o Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, também em Santo Amaro. Na manhã desta sexta (27), o movimento de alunos é grande no local e, de acordo com funcionários da escola, as aulas serão retomadas no horário normal da manhã.

O presidente do Sintepe, Fernando Melo, adianta que a assembleia da categoria, que será realizada às 9h desta sexta (27), tem duas pautas a serem discutidas. “Vamos avaliar o balanço desses dois dias, analisando o contexto geral desse estado de greve, e também aprovar uma pauta de reivindicações mais amplas, que contemplam todas as categorias de profissionais de educação, e que nós pretendemos entregar ao governo na próxima semana”, detalha.

Também de acordo com Melo, o balanço da paralisação ainda não foi finalizado, mas a taxa média de adesão foi de 90%. “No primeiro dia, ultrapassou 80%. No segundo dia, quase 90% da categoria paralisou”, comenta.

Estudantes entram na escola Sizenando Silveira (Foto: Penélope Araújo/G1)
Estudantes entram na escola Sizenando Silveira nesta sexta (Foto: Penélope Araújo)

Os professores da rede estadual são contrários a um projeto de lei do governo que prevê aumento de 13,1% no piso salarial dos professores que não têm licenciatura, tendo apenas o ensino médio. Os professores pedem que o aumento seja para todos os profissionais da rede, já que não há previsão de reajuste para aqueles que têm licenciatura.

Na segunda-feira (30), o Sintepe e a Secretaria de Administração do Estado participarão de uma reunião de negociação sobre o projeto de lei. Já na terça-feira (31), haverá uma nova assembleia da categoria – dependendo da negociação, há a possibilidade de uma greve ser deflagrada.

Sobre a paralisação, a Secretaria de Educação do Estado informou que não haverá prejuízo para o calendário escolar para os estudantes, pois os dois dias serão repostos. Já a Secretaria de Administração do Estado disse que, com a Sintepe, foi firmado o compromisso que garante a continuidade ao processo de negociação com a categoria para reajustar o percentual dos professores com licenciatura e a garantia do piso nacional de salários definidos pelo Ministério da Educação retroativo a janeiro de 2015.

 

(Fonte): G1