Curso gratuito de idiomas para alunos da Rede Municipal e comunidade, em Petrolina

img_0837

Livros, aparelhos tecnológicos, eventos e até mesmo determinadas modalidades de trabalho, necessitam do uso de outras línguas. Isso tem chamado a atenção da população para o aprendizado de novos idiomas. Muitos acabam encarando a necessidade de ao menos falar um idioma para evoluir na carreira; qualificar-se e inserir-se na globalização e no mercado de trabalho.

É a partir dessas necessidades que a Prefeitura Municipal de Petrolina, por intermédio da Secretaria de Educação (SEDUC), desenvolve projetos que colocam jovens, adultos, profissionais e crianças em contato com três idiomas, além do braile e libras. A escola Dom Idílio é um exemplo disso. Sede do Núcleo Municipal de Estudo de Línguas (NUMEL), a unidade atende a todas as idades e profissões com cursos de inglês, português, espanhol, sistema de leitura para cegos e língua de sinais.

Nas salas do Núcleo, o visitante se depara com um coral cantando ou interpretando textos em línguas as quais não estão acostumados com a pronúncia. A professora Juliana Vasconcelos conduz o coro, seguida pelos alunos, e interrompe a aula por um momento para falar da didática. “O curso do NUMEL veio para atender, igualmente, a todos, independente da idade. Aqui se encontram pais e filhos.” Ela explica como desenvolve a prática. “Nós trabalhamos a fala, a leitura, a escrita e o ouvir para com a língua”, salientou.

Segundo a Coordenadora geral e professora do NUMEL, Stela Márcia Freire, a duração do curso varia de acordo com a forma como é feita a matrícula. Assim que o aluno registra-se no curso, ele poderá passar de seis meses a dois anos estudando. Ela explica ainda, que o (“propósito do programa é melhorar a capacidade dos alunos para se comunicarem”) e deu exemplo de uma ex-aluna que hoje é professora contratada do Município.

Outra experiência veio da estudante da Escola Municipal Eliete Araújo, Giovana Keli, 12 anos, que já se vê viajando pelo Mundo. “Eu estou fazendo esse curso porque quero participar de intercâmbio, conhecer o Mundo e quando voltar estudar mais ainda para conhecer mais lugares”, completa.

Outros locais
Outras escolas fazem parte do Núcleo, a Eliete Araújo, no Centro; a Nicolau Boscardin, em Fernando Idalino Bezerra; a Laurita Leda, na Vila Marcela; a Anete Rolin, no Caic, e a Santa Terezinha, no Dom Avelar.

Informações
Para saber mais sobre quando e como participar de quaisquer dos cursos de idiomas oferecidos pelo Núcleo de Estudos de Línguas, deve entrar em contato com a Secretaria de Educação pelo número (87) 3862-9356 ou diretamente pelo NUMEL, no telefone (87) 3862-1399.