FIES: sem conseguir financiamento, estudantes temem perder vaga

20150312173509744509o

Alunos de instituições particulares de ensino superior se queixam de filas grandes nas faculdades e instabilidade no site do programa.

No fim do ano passado, Pedro Alencar, 19 anos, fez as malas e se despediu da família com o sonho de fazer um curso superior na capital pernambucana. Saiu de Petrolina, no Sertão do estado, para o Recife com o objetivo de tentar uma vaga em publicidade. Os pais só conseguem pagar o aluguel do apartamento compartilhado, a alimentação e o transporte do filho. Não sobra dinheiro para a mensalidade do curso.

As aulas na faculdade já começaram há duas semanas, mas Pedro ainda não se matriculou na expectativa de conseguir o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Como o estudante, outros pernambucanos estão tendo dificuldades de entrar no ensino superior por conta das restições impostas pelo Ministério da Educação (MEC).

A partir de 2015, os estudantes precisam tirar no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para terem acesso ao benefício e não podem ter zerado a prova de redação. Além disso, o governo federal limitou o reajuste nas mensalidades a 6,4%.

“Não consigo fazer a matrícula porque dependo do Fies para isso. Já estou perdendo duas semanas de aula e, se não conseguir o financiamento, terei que voltar para Petrolina”, lamentou Pedro.

O estudante Daniel Paz, 19, conseguiu o benefício depois de ficar 10 horas e meia numa fila formada por estudantes na UniNassau, no Derby. “O site do Fies deu também problema e só consegui fazer a inscrição depois de uma semana”, disse.

De acordo com o MEC, o volume de acessos ao site nos últimos dias provocou instabilidade no sistema, mas o problema já está sendo resolvido.

“Fiquei na fila porque moro perto e consegui sair para comer, mas algumas pessoas passaram mal e desistiram”, relatou Daniel. “As mudanças deixaram alguns funcionários confusos. Também enfrentei uma fila de mais de 10 horas e fiquei sem algumas respostas”, reclamou a estudante Marília Silva, 18.

Serviço:
Atendimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Telefones: (61) 2022 4142 ou (61) 2022 4165
Site: www. sisfiesportal.mec.gov.br
Problemas de cobrança ou impedimento de acesso às aulas – 0800 616161

Saiba Mais – Inscrições no Fies:

As inscrições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) estão abertas até 30 de abril

O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o site do SisFIES e informar os dados solicitados

No primeiro acesso, o estudante informará seu número do CPF, a data de nascimento, e-mail e cadastrará uma senha

Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro

Depois de concluir a inscrição no SisFIES, o estudante deve validar as informações na instituição de ensino em até 10  dias

O estudante deve, em seguida, comparecer a um banco em até 10 dias para formalizar a contratação do financiamento

(Fonte): SisFies