Há quase dez anos, Museu do Sertão não é reformado em Petrolina, PE

museu-do-sertao

Ação do tempo e falta de manutenção tem destruído o espaço de memória.
Memorial da Diocese está fechado e não recebe mais visitação.

Há quase dez anos, o Museu do Sertão, não passa por reformas em Petrolina. A ação do tempo e a falta de manutenção tem destruído o espaço que deveria preservar a memória da cidade. Parte do museu como o memorial da Diocese está fechado e não recebe mais visitação.

Na parte externa, o mato cresce no jardim, existem ainda paredes e o relógio de luz que estão deterioradas. No interior, vários pontos do teto estão quebrados e prateleiras que abrigavam objetos do acervo, estão vazias. Além disso, o memorial da Diocese de Petrolina está fechado para visitantes. No armário que está no local, existem roupas usadas do Dom Malan e uma cadeira do acervo está sem braço.

O Secretário Executivo de Cultura de Petrolina, Ozenir Luciano, explicou que a reforma vai ser realizada. “O governo municpal vai elaborar esse plano de reforma imediatamente, o orçamento já está tomado e vamo partir para a fase de planejamento de licitação que deve durar em torno de 45 a 90 dias e depois desse período com certeza, a empresa vencedora desse processo vai estar disponível para iniciar a reforma”.

A Secretaria de Infraestrutura de Petrolina que é responsável pela limpeza dos espaços públicos, informou que a limpeza na área externa do museu do sertão deve ser realizada na próxima semana.