Há quase um ano, moradores do bairro São Gonçalo em Petrolina convivem com rua alagada de esgoto

esgoto_1

Problema acontece na Rua da Cerca no bairro São Gonçalo em Petrolina.
Compesa afirma que paliativo acontece às quartas-feiras.

Desde junho de 2014, os moradores dos bairros Jardim Petrópolis e São Gonçalo, na Zona Oeste de Petrolina enfrentam um problema. Em toda a Avenida da Cerca, localizada no São Gonçalo, uma poça de esgoto incomoda quem precisa trafegar pelo local, seja de carro ou mesmo a pé.

Douglas José de Souza é morador do bairro e afirma que a situação já é antiga. Segundo ele, a comunidade procura tanto pela Prefeitura de Petrolina quanto pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e não há solução. “A gente procura a prefeitura e eles dizem que não operam no local. A gente vai na Compesa e eles dizem que a prefeitura ainda vai repassar o serviço para ela. E ficamos nós neste impasse sem saber o que fazer”, explicou o morador.

Esgoto percorre todaa rua do bairro (Foto: Douglas José de Souza/Arquivo pessoal)
Esgoto percorre toda a rua do bairro (Foto: Douglas José de Souza/Arquivo pessoal)

Segundo o comunitário, a informação repassada para a população é de que existe um acordo para que a companhia de saneamento faça um trabalho paliativo de limpeza do esgoto, mas que, segundo Douglas, não existe. “A água não seca. Não para de escorrer esgoto de um bueiro que fica no meio da rua”, disse.

“Tem lugares que a profundidade chega a 30 centímetros. Na semana passada uma pessoa caiu duas vezes no meio do esgoto e a gente teve que retirá-lo. Imagina uma criança?”, questionou Douglas que mora em frente a poça de esgoto.

Em nota, a prefeitura esclarece que é responsável apenas pela obra das bacias do Dom Avelar e Antônio Cassimiro, não tendo obra em nenhum outro ponto da cidade.

Já a Compesa expressou em nota que “o acordo firmado entre Compesa e Ministério Público é referente às manutenções paliativas no bairro São Gonçalo, até que o sistema de saneamento básico do local seja repassado oficialmente para a Companhia”. A nota afirmou ainda que “todas as quartas-feiras uma equipe de manutenção é encaminhada à comunidade para executar os serviços de desobstrução e que no caso da Rua da Cerca, que faz parte do bairro São Gonçalo, a desobstrução já está na programação da equipe para ser executada nesta quarta-feira (18)”.

 

(Fonte): G1