Hoje 19 de março dia de São José, padroeiro de 23 cidades em PE

san_-_jose_-_sacerdote_-_eterno

Para a tradição dos católicos, se o dia for chuvoso, o ano será de fartura.
Em Abreu e Lima, no Grande Recife, haverá comemoração.

Vinte e três cidades de Pernambuco têm São José como padroeiro, santo cuja festa é celebrada nesta quinta-feira (19). Para os católicos, a data deve ser de oração: segundo a tradição da religião, se chover no dia de São José, o ano será de fartura. Por isso, o dia é de expectativa para muitos agricultores, como mostrou o Bom Dia Pernambuco desta quinta-feira (19).

Em Custódia, no Sertão, o açude que abastece a cidade secou quase completamente. De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco, está chovendo menos. Nos dois primeiros meses de 2014, choveu 193 milímetros, enquanto foram registrados 108 mm  no mesmo período, em 2015. Já em março do ano passado, foram registrados 174 mm, mas até agora, só choveu 14 mm neste mês.

Mesmo sem água, os agricultores da região têm muita esperança e fé no padroeiro, São José. “A gente tem que plantar para ver se colhe, estamos animados ainda”, conta o agricultor Maurício Freitas.

Comemoração
Na Região Metropolitana do Recife, São José é padroeiro da cidade de Abreu e Lima, onde é feriado, nesta quinta (19). Sob o tema ’50 Anos a serviço da vida e da esperança’, a Festa de São José comemora também os cinquenta anos da paróquia de Abreu e Lima, que tem o nome do santo.

Nesta quinta (19), serão realizadas missas e recitais do terço. Às 10h, haverá uma concentração eucarística, com o Monsenhor Lino Rodrigues, vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife. Às 16h, a celebração será com Dom Antônio Tourinho, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. Em seguida, haverá procissão e show com a cantora de músicas católicas Adriana Arydes, que se apresentará às 20h, na Praça Antonio Vitalino, no centro de Abreu e Lima.

Em Amaraji, na Zona da Mata Sul do estado, também haverá festa para São José. Na manhã desta quinta (19), houve o repique dos sinos. às 10h, haverá missa e, às 16h, uma procissão pelas principais ruas da cidade. Em seguida, será celebrada a missa de encerramento.

Padroeiro
No Sertão do estado, São José é padroeiro de Bodocó, Custódia, Dormentes, Ingazeira, São José do Belmonte e São José do Egito. No Agreste, Angelim, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Capoeiras, Feira Nova, Frei Miguelinho, Surubim, Venturosa e Vertentes. Na Zona da Mata, o santo é padroeiro de Água Preta, Amaraji, Chã Grande, Joaquim Nabuco, Rio Formoso, São José da Coroa Grande e Carpina. No Grande Recife, Abreu e Lima tem o santo como padroeiro.