Índice de casos suspeitos de dengue tem aumento de 65% em Petrolina, PE

DENGUE5

De janeiro a fevereiro de 2015 foram confirmados 23 casos da doença.
Dados são da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Na terceira posição em quantidade de casos suspeitos de dengue em todo o estado de Pernambuco, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, Petrolina teve um aumento de 65% de notificações entre os meses de janeiro a fevereiro deste ano. O município ficou atrás de Jaboatão dos Guararapes e Recife.

Em janeiro de 2014 foram confirmados 6 casos de dengue em Petrolina, no mesmo mês de 2015, o número subiu para 17. Já no mês de fevereiro de 2014, foram 16 confirmados e 6 no mesmo período de 2015. Durante todo o ano passado, foram confirmados 791 casos.

Para tentar solucionar o problema, foi inciado na segunda-feira (9) o 2º ciclo do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). Segundo o gerente de Endemias de Petrolina, Jailson Araújo, no mapeamento, a cidade é dividida em três grandes áreas para identificar os locais de maior risco. Na última busca, os bairros Jardim Petrópolis e São Gonçalo, na Zona Oeste, e José e Maria e Dom Avelar, na Zona Leste, estão entre os locais onde há maior número de focos do mosquito.

Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça e no corpo e manchas vermelhas. Nos casos notificados no município são realizados exames laboratoriais que deverão atestar ou não a doença.

A diretora de Vigilância em Saúde, Amanda Pereira, afirma que estão sendo realizadas ações educativas para tentar erradicar o alto número da dengue. “Estamos ainda fazendo ações pontuais nos bairros onde iremos, junto com a Atenção Primária, entrar de casa em casa e fazer ações educativas. Se a população fizer ações, a gente tem como combater”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde. O resultado do LIRAa deverá ser divulgado nesta sexta-feira (13).