Muitos condutores de Petrolina utilizam o celular no trânsito e desrespeitam leis

homem-celular-dirigindoG

Uma infração cometida por muitos motoristas é dirigir usando o telefone celular. O problema é que muitas vezes ele é utilizado no trânsito e pode provocar acidentes e gerar multas. Em Petrolina, os condutores têm consciência desses perigos, mas ainda desrespeitam as leis.

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) registrou neste mês de março, mais de 1.900 multas aos condutores que utilizavam o celular dirigindo. No ano passado, o número chegou a quase 5 mil e 300 multas aplicadas.

No trânsito da cidade é possível encontrar flagrantes de pessoas que insistem em falar ao telefone enquanto dirigem. “Eu paro para atender o telefone”, comenta o empresário Josemir Barros. Já a supervisora de vendas, Leane Barros, conta que o aparelho pode ser uma distração no trânsito.“Qualquer piscadinha de olho, pode provocar uma situação e causar um acidente”.

epttc 2
Jilmar Barros – Coord. de educação para o trânsito da EPTTC

A coordenação de educação para o trânsito da EPTTC, Jilmar Barros, alerta para o uso dos aparelhos celulares no trânsito. “Se o condutor for flagrado utilizando o telefone celular ou com o fone de ouvido conectado ao celular será penalizado com uma infração de natureza média que são R$ 85,13 de multa e quatro pontos na carteira de habilitação”, destaca.

Também é proibido utilizar o celular parado no sinal de trânsito. “Mesmo que a sinalização semafórica esteja fechada, o condutor que está em trânsito, se ele for flagrado utilizando o celular, ele será penalizado com multa”, explica Barros.