PESQUISA DIZ QUE DILMA PERDE APOIO EM SUA PRINCIPAL BASE: O NORDESTE

images-cms-image-000424121

A popularidade do governo da presidente Dilma Rousseff está em queda acentuada até mesmo em regiões onde tradicionalmente o PT registra um alto desempenho eleitoral. Uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto de Pesquisas Mauricio de Nassau (IPMN) em parceria com o Jornal do Commercio, aponta que a desaprovação ao governo chega a 70%. A queda se reflete até mesmo no Nordeste, um dos principais redutos do PT em nível nacional. Ali, 49% da população classifica o governo com ruim ou péssimo e apenas 16% avaliam o desempenho como ótimo ou bom.

A pesquisa apontou, ainda, que 66% dos brasileiros consideram o governo Dilma como ruim ou péssimo e somente 13% classificaram como bom ou ótimo. As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste são as mais descrentes, registrando índices de 60%, 65% e 75%, respectivamente, de avaliações ruim ou péssima.
A queda também foi registrada quanto ao nível de aprovação do governo. No Nordeste, 64% afirmaram desaprovar a gestão da presidente Dilma. Em nível nacional este índice chega a 70%.

O nível de confiança na presidente também apresenta um desempenho ruim para a petista. No Nordeste, 56% dos entrevistados disseram não confiar na presidente. Os que cofiam plenamente ou parcialmente somam 43% da população. No Brasil estes índices são de 65% e 33%, respectivamente.

A pesquisa foi feita em 137 municípios brasileiros, com 2.012 entrevistas, entre os dias 12 e 15 de março.

Nesta quarta-feira (15), uma outra pesquisa, feita pelo Datafolha, apontou que a rejeição ao governo Dilma era de 62%, o mais alto nível de desaprovação registrado desde 1992, às vésperas do impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.