Prefeitura de Petrolina planeja instalação de postos de saúde em imóveis do Minha Casa, Minha Vida

edinaldo_e_lucia_giestasite

Nesta terça-feira, 03, o Secretário Extraordinário de Habitação, Edinaldo Lima, a Secretária de Saúde, Lucia Giesta, e a Diretora de Atenção Básica, Sátira Cavalcanti, visitaram as unidades habitacionais com o objetivo de traçar o planejamento para facilitar o acesso aos serviços de saúde para esses moradores.

Segundo Julio Lossio, Prefeito de Petrolina, a meta é implantar as unidades básicas de saúde o mais próximo possível das unidades habitacionais. “Estamos trabalhando para que além da casa própria essas famílias possam ter o acesso a saúde e educação de maneira mais facilitada, o ideal é que as unidades sejam construídas dentro do residencial, mas se isso não for possível, que pelo menos seja nas proximidades”, declarou o prefeito.

De acordo com Edinaldo Lima a segunda versão do Programa Minha Casa Minha Vida prevê a construção de unidades básicas de saúde, escolas e centros municipais de educação infantil, que são essenciais para a qualidade de vida das pessoas que vão receber o novo empreendimento. “ Esse é um ganho que irá contribuir para que os moradores tenham suas necessidades básicas atendidas”, pontuou o secretario.

A instalação de postos de saúde nos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, já prevista na Lei 11.977/2009, determina que o número de unidades básicas de saúde vinculadas ao Minha Casa, Minha Vida deverá obedecer, no mínimo, ao parâmetro de cobertura populacional estabelecido pela autoridade sanitária federal. Alem desse, outros requisitos devem ser observados, como estrutura física, equipamentos, profissionais e equipes de saúde necessários, todos fixados em regulamento federal.

Texto: Janaina Paiva