Prepare o seu bolso, a crise no Brasil vai piorar antes de melhorar, diz 'Financial Times'

dinheiro

Jornal diz que parte das dificuldades econômicas do país foi criada pelo próprio governo, mas que situação poderia ser pior.

A crise econômica no Brasil ainda irá se agravar antes de melhorar e grande parte dos problemas foi criada pelo próprio País, disse o jornal britânico Financial Times (FT) em editorial nesta segunda-feira (23).

O jornal rebate o argumento da presidente Dilma Rousseff responsabilizando a crise econômica internacional por dificuldade econômicas do País: “O governo, que está no poder há 12 anos, tem culpado fatores externos. Mas a bagunça foi, em grande parte, feita pelo próprio Brasil”.

“A crise no Brasil é ruim e provavelmente piorará antes de melhorar”, disse.

O FT compara o País a Chile, Colômbia e Peru, “economias mais orientadas ao mercado” e que puderam tirar proveito do mesmo boom de commodities e crédito como o Brasil nos anos 2000, “mas sem a mesma ressaca”.

“Na verdade, [o Brasil] estava montado nos esteroides do boom de crédito em que colheu os benefícios da globalização sem qualquer de suas disciplinas. Agora o processo está se revertendo”, diz o editorial.

“Grande parte da culpa [pelos problemas] é do próprio Brasil”.

O texto cita a possibilidade da economia brasileira recuar neste e no próximo ano, “o pior desempenho desde 1931”; a queda na popularidade de Dilma, “a menor já registrada”; a desvalorização do real frente o dólar e o aumento dos juros para conter a inflação.

Destaca, também, a crise na Petrobras e os protestos recentes pelo País, incluindo o aumento de pedidos pelo impeachment de Dilma, “mesmo que improvável”.

“Mas nem tudo é ruim para o Brasil”, finaliza o texto, ao dizer que o País está longe de retornar à hiperinflação e que as instituições, especialmente o Judiciário, se mantêm fortes, citando o caso do Mensalão e as investigações da Operação Lava Jato envolvendo a Petrobras.

O editoral afirma que “as coisas poderiam ser piores” e usa o “clichê país do futuro” para dizer que o Brasil ainda tem perspectivas promissoras.