Professores da rede estadual paralisam atividades dias 25 e 26 de março

Professores-Greve-Sintepe

Os alunos das escolas públicas estaduais devem ficar sem aula nas próximas quarta (25) e quinta-feira (26) por conta de uma paralisação dos professores da rede. A decisão foi anunciada na tarde de ontem (23), durante assembleia da categoria. Através da medida, os docentes pretendem demonstrar insatisfação com a proposta de reajuste salarial feita pelo Governo do Estado, que é de 13,01% para os profissionais sem licenciatura.

A classe trabalhadora alega que o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) só contempla parte dos professores. Segundo o Sintepe, cerca de 1.770 profissionais que têm o magistério receberão os 13,01%, já que estão abaixo do piso. Já outros 45.750 não terão nada de aumento por não estarem na base da carreira. A entidade quer que todos os docentes sejam contemplados pelo ganho salarial.

Ainda ontem, os professores chegaram a se reunir com representantes da Secretaria Estadual de Administração (SAD), mas consideraram que houve poucos avanços em relação aos anseios da classe. No fim da tarde, após a assembleia da categoria, os profissionais realizaram uma passeata do Teatro Boa Vista, onde ocorreu o evento, até o Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife.

Além dos professores, também participam da mobilização todos os trabalhadores da edução que compõem o quadro escolar, como administradores, psicólogos e analistas educacionais. A regional Petrolina do Sintepe representa os profissionais estaduais de educação das cidades de Dormentes, Afrânio, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, além de Petrolina.

O sindicato destaca ainda que estão sendo planejadas avaliações do movimento de acordo com as reuniões realizadas com a gestão. Na sexta-feira (27) e na terça-feira (31) já estão marcadas novas assembleias para definir os rumos do protesto. Caso não haja acordo, os profissionais poderão entrar em greve por tempo indeterminado.