Recurso de chamadas telefônicas do WhatsApp vira isca para golpes

Recurso de ligação do WhatsApp vira isca para golpes online nas mãos de cibercriminosos.

Desde que o WhatsApp começou a testar seu serviço de chamadas telefônicas via aplicativo, fãs do app entraram em uma verdadeira corrida para ver quem consegue primeiro uma ligação teste. O mesmo fizeram os cibercriminosos, que já estão espalhando pela rede convites falsos. O alerta é da Panda Security, uma empresa de segurança da informação que postou recentemente.

De acordo com eles e com a Softonic, site de tecnologia que recebeu o convite falso, a mensagem não passa de uma tentativa dos cibercriminosos de adquirir dados pessoais do usuário. A mensagem que chega via WhatsApp redireciona o usuário para um site, no qual ele deve convidar dez amigos para habilitar o recurso de ligações. Ao final do processo, porém, a nova função não só não aparece como o usuário enganado envia mensagens de spam para seus dez contatos selecionados.

Por enquanto, não há um comunicado oficial do WhatsApp sobre o novo recurso. Recentemente, alguns usuários de Android foram capazes de testar o serviço e de faz ligações-convites para seus contatos, mas essa modalidade não está mais disponível. A nova funcionalidade é esperada para a próxima versão do popular aplicativo de mensagens, ainda sem previsão de lançamento.

Vale lembrar que a função de fazer chamadas telefônicas via aplicativo já está disponível no Facebook Messenger e também no Viber, além do já tradicional Skype