Cadeia feminina de Petrolina recebe ações do Programa Bolsa Família

mulher-presa

A Secretaria de Cidadania (SEDESC) realizará, nesta quinta-feira (23), uma ação de cidadania na cadeia pública feminina de Petrolina. Serão oferecidas às internas orientações sobre o Programa Bolsa Família, consulta de Número de Identificação Social (NIS), desbloqueio de benefícios e atualização e inclusão cadastral. A ação é feita em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado de Pernambuco.

Segundo Yanara Sobreira, diretora do Cadastro Único/Programa Bolsa Família (PBF), esta é uma ampliação das ações itinerantes do PBF no município. Desde 2012 as atividades são realizadas para este público. Essa é a quarta edição do evento na cadeia pública feminina. “Essa ação de cidadania mostra o comprometimento da gestão municipal em levar as ações do Programa Bolsa Família para todos os grupos, melhorando a participação no social e a inclusão das pessoas nos diversos programas oferecidos pelo poder público”, pontua .

Para a Secretária de Cidadania, Célia Regina Carvalho, integrar as comunidades com as ações do poder municipal, promove a cidadania e faz com que Petrolina se torne mais humana cada dia.“Ações precisas como esta promovem a integração entre a gestão municipal e a comunidade, levando a cidadania para as famílias em situação carcerária. Para nós é motivo de alegria poder ser agentes portadores de boas novas para as reeducandas da Cadeia feminina de Petrolina ”, afirma.

O município atende a 35 mil famílias , o que significa uma cobertura de mais de 10% da população. Além do Bolsa Família, a Gestora comandará o Cadastro Único em Petrolina que inclui 23 programas sociais do Governo Federal, que favorecem a população com outros benefícios , a exemplo da tarifa social da energia elétrica, taxa de isenção de concurso público, entre outros.

Para fazer o cadastramento o beneficiário deve procurar os Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS) ou ainda a Secretaria de Cidadania em Petrolina. É necessário comparecer com os documentos pessoais e dos demais integrantes da família. A revisão é um processo obrigatório e de rotina, realizado todos os anos. Documentação:

Carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, última folha de pagamento, certidão de casamento ou divórcio, contrato de estágio ou outros vínculos empregatício e comprovante de residência de agosto 2014. Para menores de 18 anos é preciso apresentar certidão de nascimento, atestado de freqüência escolar/2015. Confira a lista com os locais onde fazer o cadastramento do Bolsa Família em

Petrolina:

Sedesc: Rua Santa Cecília ,35 – Centro

CRAS: Rio Corrente – Praça do CEU São Gonçalo; Rio Corrente; Rio Claro; Cohab 6; Jardim Petrópolis.

CRAS: N-7, Rua C, Nº 146, Vila Velha N-6; N-7; N-8; N-9; Km 25 – Projeto Maria Tereza

Cras João de Deus: Rua 12. S/N João de Deus; Cosme e Damião; Quati I e II; Cacheado I e II; Pedro Raimundo; Vale do Grande Rio; Jardim São Paulo; Alto do Cocar

Cras Rajada/ Unidade do Programa Bolsa Família: Rua Vaz Filgueira, S/N – Ao lado da Ame de Rajada Rajada e áreas adjacentes

CRAS José e Maria: Av. Principal S/N – AME Lia Bezerra José e Maria; Antônio Cassimiro; Santa Luzia;

CRAS Fernando Idalino Rua: 05, No: 70 Vila Eduardo; Henrique Leite; Fernando Idalino; Pedrinhas; Dom Malan; Vila Vitória; Parque Jatobá; Jatobá.

Cras de Izacolândia Izacolândia; Nova Descoberta

(Texto): Cauby Fernandes/ASCOM Cidadania