Comerciantes da Avenida Sete de Setembro em Petrolina, são orientados sobre irregularidades

fiscalizacao_1

Calçadas são ocupadas com veículos e produtos à venda.
Participam da Operação Calçada Limpa, prefeitura, polícias e DNIT.

Os comerciantes localizados na Avenida Sete de Setembro, na BR-428, em Petrolina foram surpreendidos nesta terça-feira (14) com uma fiscalização. Eles foram os primeiros a serem orientados na ‘Operação Calçada Limpa’ deflagrada nesta manhã. Participam a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Secretaria de Ordem Pública e Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). A ação tem o objetivo de liberar a passagem de calçadas, muitas vezes ocupadas por veículos ou produtos expostos.

O supervisor regional do DNIT, Leandro Miranda Teixeira, explicou que a preocupação é com a utilização irregular da faixa de domínio por estabelecimentos particulares. “Estamos fazendo uma campanha junto aos comerciantes na tentativa de colocá-los a par destas irregularidades”, disse Leandro. Segundo ele, muitas situações que são contrárias às normas foram identificadas na avenida e os donos de estabelecimentos alegam que não sabem de algumas normas.

O comerciante, Antônio Novais, destacou que trabalha há 15 anos na avenida e nunca tinha sido orientado. “Esta é a primeira vez que estou sendo comunicado. Toda fiscalização já parte do princípio que há algo errado, mas não houve nem planejamento para uma organização deste centro comercial”, disse.

Nas calças estavam expostos materiais de comerciantes (Foto: Amanda Franco/ G1)
Nas calçadass estavam expostos materiais de comerciantes (Foto: Amanda Franco)

O inspetor-chefe da PRF, Paulo Lima, conversou com os comerciantes e funcionários dos estabelecimentos e explicou o que determina a legislação em relação ao passeio público. “O Código de Trânsito Brasileiro diz que a calçada é para ser usada pelo pedestre, mas este muitas vezes fica sem opção. Como ele vai passar se tem um caminhão estacionado sobre a via?”, explicou. A fiscalização desta terça-feira não tem caráter punitivo, mas de orientação. “Não vai haver autuação hoje, pelo menos não por este motivo. Inicialmente estamos dizendo a cada um o que está errado”, disse.

O diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, explicou que o trabalho de educação já aconteceu. “Em março fizemos a distribuição de panfletos informando sobre as irregularidades”, destacou. O secretário de Ordem Pública, Jenivaldo dos Santos, afirmou que o órgão deverá notificar as situações irregulares de ocupação de calçadas e estipular um prazo que varia entre 48h e 72h para solucionar. A ‘Operação Calçada Limpa’ é contínua e também deverá acontecer em outros trechos da cidade.