Dia do Exército é antecipado e 72 BI MTz realiza homenagens em Petrolina

autoridades

Duas instituições receberam o Diploma de Colaborador Emérito.
Solenidade também formou cerca de 400 militares.

Autoridades militares e instituições do Vale do São Francisco receberam na manhã desta sexta-feira (17) homenagens em uma solenidade realizada no 72ª Batalhão de Infantaria Motorizado (72 BI Mtz) em Petrolina. A comemoração antecipa os festejos do Dia do Exército, que acontece no domingo (19).

O comandante do 72 BI, coronel Rodolfo Celso Paiva Dias de Sá, comentou a data histórica para o país que comemora 367 anos. “19 de abril de 1645 foi exatamente quando ocorreu a primeira Batalha dos Guararapes e culminou com a expulsão dos holandeses dos solos pernambucanos. Exatamente neste fato histórico que ocorreu o surgimento do Exército Brasileiro. Ele nasceu na união do índio, negro com o intuito de expulsar os invasores”, explicou o comandante.

400 militares participaram da formatura (Foto: Amanda Franco/ G1)
400 militares participaram da formatura (Foto: Amanda Franco)

Um dos homenageados a receber o diploma e medalha de Colaborador Emérito do Exército foi a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “Esta homenagem é muito importante principalmente pela parceria entre Exército e Infraero na cidade de Petrolina”, disse o representante da instituição, Wellington Miranda Silva.

Uma vitivinícola da região também recebeu o diploma. “É uma questão social e cultural. Até para manter esta data importante no calendário não só do Exército, mas da nação”, comentou o representante da empresa, André Arruda.

400 militares participaram da formatura. Na programação em comemoração à data, também foi organizada uma exposição de dois dias com vegetais do Bioma Caatinga e integrantes do Exército, palestras em escolas de Petrolina e Juazeiro-BA.