Falta de vacina BCG ainda é um problema em Petrolina, PE

vacina_bcg_em_juiz_de_fora

Há três meses a vacina está em falta em Petrolina.
Secretaria informou que não há previsão para regularizar a situação.

A vacina BCG, importante para combater a tuberculose em crianças, continua em falta em Petrolina. Há três meses, a substância não é encontrada na cidade e não há previsão de quando a situação será regularizada.

Maria aparecida
Maria Aparecida da Silva

A vacina deve ser aplicada ainda nos primeiros dias de vida das crianças. Mas, não foi o que aconteceu com a filha da atendente Maria Aparecida da Silva, de 1 mês. “Todas as vezes que a gente vem aqui, ninguém fala nada, não diz nada e continua assim. Entra dia e sai dia e ela está sem vacinar, gripada mais uma vez. Agora vou ter que levar ao médico e ninguém toma nenhuma providência”, desabafa.

E a dificuldade não é só em relação a falta das substâncias. A sala de vacina do Posto de Saúde do Bairro Cohab 6, permaneceu vazia durante a manhã da segunda-feira (6). Não havia nenhum funcionário da unidade, para atender a população.

Há três meses, quando o problema foi denunciado, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o Governo do Estado não havia feito o repasse para o município. O repasse para os Estados é feito pelo Ministério da Saúde, que por sua vez informou que estava fazendo readequações no estoque nacional para poder suprir a demanda.

Nesta segunda-feira (6), por meio de nota, a Prefeitura de Petrolina voltou a informar que a falta de vacina é um problema nacional e que ainda não há previsão de quando tudo voltará ao normal. Sobre a falta de equipe para atender a população, a prefeitura informou que o profissional responsável estava na unidade e que tinha se ausentado por pouco tempo.