Gerência expõe em evento análises de acidentes de trabalho em Petrolina

11_14_38_669_file
(Foto): simulação

6º edição do encontro acontece nesta terça (28), no Sest/ Senat.
Evento celebra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Análises dos acidentes de trabalho no período de 2011 a 2015 será apresentada nesta terça-feira (28), das 14h às 17h, no auditório do Sest/ Senat em Petrolina. A ação da Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE) de Petrolina faz parte da 16º edição do encontro que celebra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

O Auditor Fiscal do Trabalho da GRTE, Luciano Cortes, vai apresentar através de gráficos e tabelas os dados de acidentes de trabalho na cidade. O público vai ter conhecimento dos acidentes ocorridos entre os anos de 2011 e 2015 e ainda poderá tirar dúvidas sobre como proceder nesses casos.

Quanto a quantidade de acidentes em Petrolina, Luciano relata que até o mês de março, foram quatro acidentes concluídos, e os outros procedimentos em análise. “Em termos de acidentes não fatais, a maior parte está ligada a quedas e ao manuseio de máquinas, constata a amostra. A análise foi feita no período de 2011 a 2015, e foram selecionados os acidentes fatais e os mais graves que aconteceram no período”, explica Cortes.

Dentre as principais causas dos acidentes, o auditor aponta a falta de proteção de máquinas e proteção para máquinas em altura, além do precário treinamento operacional. “Como é uma região que é muito forte o trabalho agrícola, existem vários acidentes no campo”, comenta sobre a característica marcante dos acidentes registrados na cidade.

No caso de acideente de trabalho, a empresa deve tomar as procidências necessárias, prestar o socorro de imediato. Além disso é preciso fazer a Comunicação do Acidente de Trabalho (CAT), que é o procedimento principal nesses casos. Para os trabalhadores que tiverem alguma dúvida, eles devem procurar a Ministério do Trabalho através do telefone (74) 3861-1267 ou a GRTE que fica na Rua São Vicente de Paula, nº168, no bairro Atrás da Banca. O horário de funcionamento é de 8h às 12h e 14h às 17h.