Nova Semente, o trabalho que dá certo em Petrolina

atividades_didaticas

Que o Nova Semente é um sucesso ninguém pode negar. Basta ver os números e observar que a demanda só aumenta. O Programa idealizado pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio, iniciado no ano de 2010, numa ação integrada que envolveu as secretarias municipais, de Educação, Saúde e, Desenvolvimento Social, hoje atende mais de 7.800 crianças com educação de qualidade, por 12 horas e ainda oferece 05 (cinco) refeições ao dia, além de alfabetização, cuidados médicos e odontológicos.

O programa hoje recebe crianças de 0 a 5 anos de idade, tendo como prioridade aos pequenos de 0 a 3 anos e possui 132 unidades padrão, nas diversas regiões do município, com investimento estimado em 36 milhões para o ano de 2015.

Motivos
O prefeito Julio Lossio costuma dizer em seus discursos que enquanto houver crianças precisando de creches, ele vai estar inaugurando e ampliando novas unidades em Petrolina. De acordo com estudo da Câmara dos Deputados, a oferta de vagas em creches públicas, com qualidade, é um dos desafios a serem enfrentados nos próximos anos.

Se depender de Petrolina essa realidade será mudada aqui e também em outras cidades, visto que, muitos prefeitos de todo o Brasil já vieram até o município visitar e conhecer o programa que tem mudado a vida dos pequenos. A eficiência e seriedade é tão grande que há dezenas de pedidos de abertura de novas unidades, todavia, há uma limitação de recursos orçamentários que permitam atender a todos os pedidos.

Mesmo com limitações impostas a revelia, Petrolina está cumprindo a meta do Plano Nacional de Educação, que, de acordo com o PNE, até 2024, os Municípios deverão matricular 50% da população de 0 a 3 anos na creche. Aqui com as unidades do Nova Semente, a cidade deve alcançar essa meta ainda no próximo ano (2016).

Para tanto, a gestão conta com o Instituto Alfa e Beto (IAB) que dá o suporte na formação profissional, visando qualificar o atendimento às crianças, pais e comunidades, assim como direciona o trabalho pedagógico das Unidades. Sem citar os mais de 2.200 (dois mil e duzentos) empregos diretos com carteira assinada e assegurados todos os benefícios conferidos por lei e mais de centenas de empregos indiretos, gerando milhares de empregos indiretos no município.
Futuro
Este semestre está prevista a implantação de sete creches do Nova Semente, distribuídas na sede e interior. Confirmando que esse é um trabalho que dá certo em Petrolina.