O ineditismo do Projeto AME: o trabalho que dá certo em Petrolina

ame_site

 

petrol

Em 2009, o prefeito Julio Lossio apostou em um novo conceito de assistência básica, o projeto de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME), e o trabalho deu certo. Hoje, a Rede de Atenção Básica conta com quase 90 médicos, mais que quadruplicou desde 2008; são 10 unidades AME Saúde da Família implantadas nas zonas urbana e rural proporcionando 76,83% de cobertura de Saúde da Família, uma marca histórica em Petrolina, sendo a maior das cidades de médio e grande porte do estado.
“A gestão Lossio inovou com a estratégia das AME’s proporcionando estruturas físicas mais arrojadas, amplas e dignas para atender aos petrolinenses, além de capacitação da equipe. Foi um projeto elaborado pelo prefeito e a equipe da Secretaria de Saúde e cada espaço planejado para proporcionar maior resolutividade às demandas da população. E o trabalho deu e continua dando certo”, afirma a secretária de Saúde Lucia Giesta.

A melhoria do cuidado e a estrutura física de uma Unidade AME são reconhecidos pelos petrolinenses, como é o caso da dona de casa, Marina Soares, que presenciou a transformação do posto de saúde do bairro Areia Branca. “Antes o posto de saúde era numa casa alugada, muito pequena e sem estrutura para os profissionais trabalharem. Em todo bairro que tem uma AME tudo muda, pois a estrutura é muito ampla tem espaço para tudo, além da qualidade da equipe que é ótima”, conta a dona de casa.

Cada AME tem a capacidade de atender até 15 mil pessoas com uma estrutura ampla com consultórios para médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas, salas de procedimentos, de marcação de exames, esterilização, curativos, pequenas cirurgias, vacinação, acolhimento, farmácia, brinquedoteca, escovódromo, almoxarifado e recepção com capacidade para acomodar 100 pessoas.

As próximas unidades a serem entregues são as dos bairros Pedra Linda, no dia 29 de abril, e a do Antônio Cassimiro em maio. “Nosso planejamento é concluir 2015 com 15 AME’s em funcionamento, então, para o segundo semestre temos a previsão de entregar mais três unidades”, acrescenta Lucia. Também faz parte do projeto AME as unidades AME Policlínica que proporciona o atendimento com médicos especialistas e a AME Servidor voltada para aqueles que trabalham para melhorar os serviços do município.