Parceria entre Ordem Pública, EPTTC, Infraestrutura, e Vigilância Sanitária intensificará fiscalização sobre atividades dos carroceiros

reuniao_epttc

De acordo com a determinação da legislação municipal sancionada em 2011, os condutores de veículos de tração animal, conhecidos culturalmente no Sertão como carroceiros, devem estar em dias com a legislação que determina a regularização do transporte com o emplacamento e descarrego em locais demarcados em cada bairro. No sentido intensificar a fiscalização e autuação quanto às atividades dos carroceiros é que foi constituída uma parceria entre a Secretaria de Ordem Pública, Infraestrutura, Empresa de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) e Agência Municipal de Vigilância Sanitária.

A partir dessa próxima segunda (13), e durante toda semana, as equipes estarão avaliando de perto e em tempo integral essas atividades dos carroceiros, que devem levar em conta que a regularização vem para que colaborem com a limpeza e preservação da cidade. A atenção estará voltada para os bairros onde já estão definidos os pontos de descarrego.

Inicialmente foram definidos 05 pontos para descarrego, que correspondem ao Centro, na Av. das Nações (próximo ao Clube do Carro), no bairro José e Maria, na Rua Lili Amorim, na Vila Eduardo, na Rua Marcos Passos (atrás da Petromol), no João de Deus, na Av. Terezinha Campos (próximo ao cemitério) e no Quati, entre a Ruas 13 e 09( próximo ao IF Sertão) . A limpeza desses pontos vem sendo realizada uma vez por semana.

Para o secretário de Ordem Pública Segurança Cidadã, “essa parceria é importante e será eficaz, porque a partir de segunda estaremos fiscalizando e também autuando, através da equipe de fiscais e Núcleo de Operações os carroceiros que estiverem trabalhando de forma irregular, realizando apreensão da carroça quando for necessário. E a multa para recuperação desse veículo será em torno de R$251,00”, explicou.

De acordo com a secretária de Infraestrutura, Tatiane Lima, “essas ações de fiscalização serão relevantes para fixar os pontos de descarrego, uma vez que, os carroceiros despejam ainda os entulhos em diversos pontos espalhados pela cidade, o que dificulta a limpeza semanal nesses locais. A Secretaria de Infraestrutura iniciou esse trabalho sinalizando com placas os cinco bairros, e dará continuidade nas demais localidades, melhorando assim não só a estética urbana, como também estimulando a consciência dos petrolinenses a colaborar com a preservação da limpeza da cidade”, pontuou a secretária.

(Texto/foto)Cristiane Nogueira e Juciana Cavalcanti