Petrolina recebe seu primeiro Startup Weekend, um dos principais eventos de empreendedorismo do mundo

startup

De 10 a 12 de abril, Petrolina, a maior cidade do sertão pernambucano, recebe seu primeiro Startup Weekend, um dos principais eventos de empreendedorismo do mundo. Organizado por empreendedores locais, o SW é conhecido por gerar oportunidades para muitos empreendedores, designers e programadores que acreditam ter uma boa ideia na cabeça, mas que ainda assim precisam de ajuda.

Para isso, um time de profissionais organiza um final de semana no qual são montados times espontâneos que criam startups. Ao final das 54 horas de atividades, sob os olhos de alguns dos principais investidores do país, os empreendedores têm a oportunidade de mostrar sua ideia inovadora e garantir um patrocínio para tirá-la do papel.

O Startup Weekend Petrolina vai acontecer no Sest Senat e, segundo Zenuel Lins, um dos organizadores, é extremamente relevante para a região. “É um importante marco para o fomento do empreendedorismo de base tecnológica no sertão pernambucano. O evento busca unir jovens universitários, profissionais liberais e empresários, dando oportunidade aos que anseiam por capacitação, instrução e suporte para desenvolverem suas ideias e projetos”, conta. “O ramo de agronegócio, que possui forte atuação em Petrolina, pode especialmente se beneficiar da metodologia de inovação, elemento abundante na cultura de startups e que promove aos negócios maior competitividade”, completa.

Com uma média de dez novos negócios criados a cada edição, o Startup Weekend quer trazer cada vez mais serviços que prometem inovar o mercado, além de proporcionar um ambiente de networking extremamente qualificado. Dentre as ideias que se tornaram lucrativas em poucos dias está o Easy Taxi: idealizada em 2011, a companhia participou do Startup Weekend Rio de Janeiro e recebeu o apoio do co-fundador do site Peixe Urbano. A plataforma, onde o próprio passageiro chama um táxi pelo celular ou internet, hoje é referência no segmento.

O evento conta com patrocínios do Sest Senat Petrolina, Porto Digital, C.E.S.A.R e tem como apoiadores o IF Sertão e a unidade Sertão do São Francisco do Sebrae em Pernambuco. No Brasil, além de Petrolina, cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, João Pessoa, Brasília, Vitória, Foz do Iguaçu, Campinas, Serra Talhada e Sorocaba já receberam o SW.

Como funciona o Startup Weekend – O evento, que dura 54 horas, começa com a apresentação de ideias empreendedoras e a seleção por votação, feita pelos próprios participantes. As opções mais populares viram grupos de trabalho, formados pela pessoa que propôs a ideia e outros participantes que não tiveram votos suficientes. A partir daí se inicia a modelagem dos novos negócios e o desenvolvimento dos protótipos, e a ideia começa a tomar forma pelas mãos dos próprios participantes.

Durante todo o percurso os participantes contam com o apoio dos mentores: um grupo composto por profissionais com experiência em empreendedorismo. Com eles, os grupos desenham os modelos de negócios, validam soluções, desenvolvem os projetos e iniciam os novos empreendimentos.

A terceira e última etapa é a apresentações das ideias, assim como a premiação dos melhores modelos de empreendedorismo. Diante de alguns dos principais investidores do país, os empreendedores terão a oportunidade de mostrar seu projeto inovador e garantir um patrocínio para torná-la realidade.