Secretaria de saúde faz cronograma de vacinação da BCG em Petrolina, PE

vacina_bcg_em_juiz_de_fora

A Secretaria de Saúde de Petrolina disponibilizou um cronograma de vacinação da Bacillus Calmette-Guérin (BCG). As 1.150 doses recebidas pelo município no início do mês de abril foram distribuídas entre as dez unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado, além da unidade de Saúde Yolanda Rabelo, que fica no Centro da cidade.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização da Secretaria de Saúde de Petrolina, Jeane Moraes, explica a necessidade da implantação do cronograma na cidade. “O esquema foi montado para otimizar o uso da vacina sem que ocorra disperdício de nenhuma dose, visto que cada ampola de BCG contém 10 doses de vacina, e que deve ser usada dentro de seis horas após reconstituição”.

Segundo Jeane, não há um prazo limite para finalização do esquema.  “Vamos continuar com o cronograma enquanto o fornecimento pelo Ministério da Saúde estiver reduzido. Não estamos recebendo doses suficientes para todas as ubs. Por isso, foi centralizado nas Ames. O Ministério diz que vai restabelecer o abastecimento o mais rápido possível. Mas, não deu prazo”, destaca.

Os usuários devem procurar as unidades de saúde de acordo com o cronograma de vacinação. Confira a relação de unidades, dias e turnos que a imunização está sendo realizada:

UNIDADE DE SAÚDE DIA DA SEMANA TURNO
AME DOM AVELAR TERÇA/QUINTA MANHÃ/TARDE
AME VILA EDUARDO QUINTA MANHÃ
AME AREIA BRANCA QUARTA TARDE – A PARTIR DAS 13H
AME HENRIQUE LEITE SEXTA MANHÃ
AME GERCINO COELHO SEGUNDA MANHÃ
AME OURO PRETO QUARTA MANHÃ