Servidores da educação Municipal de Afrânio paralisam atividades por 48 horas

sintepe

Profissionais reivindicam a aplicação do reajuste do piso salarial.
Cerca 260 professores do Ensino Fundamental estão paralisados.

Os servidores em educação do município de Afrânio paralisaram suas atividades na manhã desta segunda-feira (6). Os profissionais reivindicam a aplicação do reajuste do piso salarial para a categoria que é de 13,01%  que entrou em vigor no país  no mês de janeiro. Os discentes devem permanecer paralisados até a terça-feira (7).

Segundo o coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Robson Nascimento, cerca de 60 pessoas participaram de um protesto que começou em frente ao Memorial Theodomiro, na Academia da Cidade, e seguiu até a prefeitura. “A decisão de paralisar foi tomada em uma assembleia da categoria realizada no dia 30 de março. O objetivo é pressionar o Poder Executivo a discutir sobre o reajuste e sobre a mudança na jornada de trabalho”, declarou.

Ainda de acordo com o coordenador do Sintepe, as outras reivindicações são o Plano de Cargos e Carreira e melhores condições de trabalho. “Essas questões já haviam sido discutidas em uma assembleia no dia 27 de fevereiro, mas como nenhuma providência foi tomada, a paralisação foi iniciada. Uma nova assembleia deve acontecer no dia 13 de abril para discutir os rumos do movimento e caso não aconteça nenhum avanço a categoria vai deliberar outros meios de pressão”, disse.

Na terça-feira (7), não estão previstos protestos, apenas a suspensão das atividades. Segundo Robson, estão paralisados cerca de 260 professores do Ensino Fundamental I e II. “Apenas algumas escolas terão aulas com funcionários contratados”, afirmou. Cerca de 3,6 mil alunos devem ficar sem aula.

Em nota, a Secretaria de Educação da cidade declarou que está em processo de discussão, planejamento e levantamento de impacto, visando adotar as medidas necessárias para resolver a situação dos discentes.