Superlotação em ônibus coletivo irrita passageiros em Petrolina, PE

passa

Morador do Dom Avelar conta que idosos ficam em pé.
EPTTC destacou que renovação parcial da frota deverá ser em 10 meses.

A superlotação dos veículos que fazem transporte de passageiros em Petrolina tem irritado quem precisa utilizar este tipo de serviço. Em alguns horários, o número de passageiros aumenta consideravelmente e impossibilita que todos sejam transportados com o número de carros disponibilizados.

Diariamente, Fagner Cabral utiliza ônibus nos horários em que o fluxo é maior. Ele é morador do bairro Dom Avelar, na Zona Leste da cidade, e afirma que, além do descaso, a situação beira ao desrespeito. “São idosos em pé e passageiros quase caindo. Na segunda-feira (27) eu estava com minha filha no colo e não cabia mais uma pessoa no ônibus, mas o motorista só dizia pra gente ir pra trás, senão ele não iria sair do lugar. Não dá para pagar uma passagem de R$ 2,45 e ter este tipo de transporte”, denunciou o usuário do serviço.

Segundo Fagner, com o ônibus cheio, o motorista não tem visibilidade. O medo do passageiro é caso aconteça um acidente envolvendo o veículo. “Com o tanto de gente, o número de feridos vai ser grande”, destacou. Os principais horários em que a quantidade de veículos não suporta o fluxo de passageiros, segundo Fagner, é de 7h às 8h e de 17h30 às 18h30.

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) explicou que existe um Plano de Mobilidade, com previsão para ser finalizado em oito meses, onde serão feitos estudos de origem e destino dos passageiros. Isso deverá redefinir o sistema de transporte no município. Porém, de acordo com o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, uma equipe irá verificar o carregamento no bairro para ver a necessidade de aumentar a quantidade de veículos, pelo menos, nos principais horários.

Paulo Valgueiro destacou ainda que em relação às condições das frotas, o prazo para que as empresas adequem-se às normas é de 10 meses, segundo a modificação no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no Ministério Público. “Esta será uma renovação parcial, pois haverá uma licitação  e algumas empresas correm o risco de ficar de fora”, disse.