Técnica de Alimentos dá dicas para escolher peixe para a Semana Santa

peixes_semana_santa

O peixe deve apresentar escamas brilhantes e bem aderidas a pele.
Consumidor precisa reparar como o peixe é conservado no local de venda.

O consumo de pescado costuma aumentar por causa da Semana Santa. Contudo, muitos  consumidores têm dificuldades para comprar o peixe. Em Petrolina a técnica alimentos, Bruna Ferreira, dá dicas do que é preciso observar antes de levar o peixe para casa. Os cuidados são importantes para garantir uma alimentação saudável e livre de infecções.

Na casa de Albertina Veloso todos os anos não pode faltar o peixe na ceia da Semana Santa. Ela explica que fica atenta a saúde do peixe. “Observo a guelra se estiver vermelhinha, se não estiver vermelha, eu não compro não”, destaca.

O vendedor Thiago Carvalho fala que não sabe escolher o peixe e acaba confiando na dica do vendedor. “Eu confio nele, não sei não. Eu só digo o tipo de peixe que eu quero e se está bom, eu vou confiar nos vendedores”, conta.

Fiscalização de pescados na Praça do Peixe em Petrolina (Foto: Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio)
escados na Praça do Peixe em Petrolina (Foto: Paulo Ricardo Sobral)

A técnica em alimentos, Bruna Ferreira, explica que além da coloração das guelras é preciso observar outras características.“É preciso estar atento a marca dos dedos, não deve deixar pressão ao tocar a pele do peixe. Ele deve apresentar escamas brilhantes e bem aderidas a pele e o peixe não deve apresentar odor desagradável e sim o odor característico do pescado. Os olhos devem estar luzentes e vivos para que denominem um peixe fresco”, explica.

O consumidor também precisa reparar como o peixe é conservado no local de venda. “Os peixes devem ser mantidos sob temperaturas baixas já que é bastante perecível e a venda deve ter bastante cuidado para que esse peixe não fique em temperatura ambiente para que não possa ocasionar contaminações diversas”, ressalta Ferreira.