Conheça os Pontos Turísticos de Petrolina, PE

Petrolina é a maior cidade do sertão de Pernambuco, uma cidade que apesar oferecer muitas atrações para o turista é pouco explorada, então conheça um pouco mais desta cidade que tem um agradável clima e muitas belezas naturais.

Principais pontos turísticos de Petrolina – PE
Rio São Francisco.

Pontos Turísticos em Petrolina - uva são francisco
O Rio São Francisco é o principal cartão postal da cidade, ele leva vida a cidade de Petrolina, através de sua águas a cidade fertilizou as suas terras e começou a produzir diversas variedades de frutas, a principal delas é a uva, Petrolina é muito conhecida por ter vinhos de ótima qualidade.
O Rio São Francisco também proporciona ao visitante diversas opções de lazer e diversão, em Petrolina as margens do rio recebem o nome de Praia por conta da imensidão do rio. É possível praticar esportes aquáticos e fazer passeios de Catamaran, a orla do rio São Francisco também é bastante visitada e organizada, tornando este que é um dos maiores rios do Brasil em um existente ponto turístico.

ILHA DO RODEADOURO

  

É uma das principais opções de lazer no município. Situa-se no centro do leito do Rio São Francisco, próxima à Ilha do Massangano. Sua praia é formada por areias finas e douradas, havendo grande concentração de bares e pequenos restaurantes. Dispõe de áreas para banho, energia elétrica, telefone, banheiros, travessia de barco 24 horas, piers de embarque e desembarque, espaço para a prática de esportes na areia, passeios de barcos, aluguel de barracas, bem como comidas típicas, principalmente, peixes pescados no Rio São Francisco, a exemplo do peixe assado na folha de bananeira e acarajé da Bahia.

Aeroporto de Petrolina

 

Barragem de Sobradinho


Pontos Turísticos em Petrolina - sobradinho

Construída no Rio São Francisco a Barragem de Sobradinho recebe o titulo de ser “o maior lago artificial do mundo em espelho d’água”, sua área chega a medir aproximadamente 4.214 km2.

Museu do Sertão
Pontos Turísticos em Petrolina - museu do certão 

Um excelente Ponto Turístico de Petrolina, onde você irá conhecer mais de perto a cultura local e a Nordestina, no local estão expostos mais de 3 mil objetos interessantes que fazem parte do costumes dos sertanejos. A estrutura física do museu está precisando de uma maior atenção, porém não anula a riqueza cultura do lugar. Esse passeio pode ser realizado por toda a família. 

 CATEDRAL DE PETROLINA

Projeto arquitetônico em estilo neo-gótico, belos vitrais franceses e valiosas imagens sacras. Sua construção data de 1925 e foi inaugurada a 15 de agosto de 1929, quando Petrolina tinha aproximadamente cinco mil habitantes. Obra do extraordinário 1º Bispo de Petrolina, Dom Malan.

ANTIGA PETROLINA

O atrativo da antiga cidade são as casinhas de cores diferentes uma colada à outra. Aqui um pouco da arquitetura histórica da cidade pode ser vista. Deixa a desejar este local ser mal explorado para o turismo pelas autoridades. Muitas das casas estão mal cuidadas.

ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA LESTE BRASILEIRA

Inaugurada em 1923, a sua construção evidencia o gosto neoclássico e neocolonial. Tombada pelo Patrimônio Histórico-Cultural, após restauração, abriga, hoje, a sede da Fundação Cultural de Petrolina. Para quem gosta de história, a antiga estação é um ponto turístico que não pode ser perdido. A estação está bem conservada.

 ILHA DO FOGO

Pontos Turísticos em Petrolina - ilha vermelha
A Ilha do Fogo é muito visitada, principalmente no fim da tarde, é de lá que se tem uma das mais belas vistas do por do sol no velho rio Chico, como e carinhosamente chamado pelos moradores. Você também pode aproveitar para mergulhar nas águas do velho Chico. O local é muito tranquilo, com boa infraestrutura, apesar do acesso difícil, pois só é possível fazê-lo a pé.

RIO SÃO FRANCISCO

 
Navegar em suas águas, conhecer as suas belas ilhas – Rodeadoro, Culpe o Vento, Santa Maria, Ilha do Fogo, entre tantas – e, à noite, desfrutar da sua bela orla. O rio São Chico é muito bonito dos dois lados: Petrolina e Juazeiro. O rio é muito respeitado pela população local, que sabe a importância deste gigante para a vida da cidade.

ANA DAS CARRANCAS

Ana das Carrancas: Artesã, já falecida, é uma das referências da cidade -

As carrancas – caras assustadoras colocadas na frente das embarcações – são típicas da cidade.  Entre os trabalhos mais expressivos estão os da artesã Ana das Carrancas, falecida em 2008. Na releitura feita por ela, as imagens feitas de barro ganharam traços humanos e olhos vazados, em homenagem ao marido, cego de nascença.

BODÓDROMO

Criado em 2000 é um complexo gastronômico ao ar livre que possui restaurantes onde, no início, vendia-se bastante carne de bode e atualmente está sendo comercializado, principalmente, a carne de carneiro pelo fato da mesma ser mais macia e apreciada pelos consumidores em geral. Tem carneiro e bode em diversos pratos: lingüiça, buchada, sarapatel, pizza de bode, cozido e o carneiro assado que é a opção tradicional; todos, sempre servidos com uma variedade de acompanhamentos típicos da região (macaxeira, arroz, feijão de corda, purê de macaxeira). São servidos, inclusive, pratos diferenciados para aqueles que não gostam do bode ou carneiro, mas está acompanhando a família ou grupo, sendo assim lá encontram-se massas, carnes brancas, Kafka, dentre outras.
Os vinhos finos produzidos na região do Vale do São Francisco também entraram no cardápio como acompanhamento oficial do carneiro.
Além da culinária e bom atendimento, o espaço oferece conforto, segurança, estacionamento, área para shows e quiosques de artesanato.
End.: Av. São Francisco, Areia Branca.
Funcionamento: diariamente das 11h30 até último cliente.