Petrolina vence ‘Dia D’ contra Bauru-SP

D

Nessa última quarta-feira (27), Petrolina “disputou” e venceu o município paulista de Bauru, no Dia ‘D’: Dia do Desafio. É a primeira vez que a cidade vence a competição numa disputa direta com outra cidade brasileira. Nesta edição de 2015, foram mobilizados na cidade pernambucana, 132. 149 mil pessoas, o equivalente a 46% dos habitantes. Bauru terminou com 23,11%. Os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino influenciaram na conquista.

O evento começou em 1983 da iniciativa de uma cidade canadense e passou a ser realizado todos os anos no mundo inteiro, sempre na última quarta feira do mês de maio. O desafio propõe uma disputa saudável entre cidades, fazendo com que as pessoas deem uma pausa em suas atividades cotidianas por 15 minutos para praticar exercícios físicos e desportivos visando à preservação da saúde. Os mais de 40 mil estudantes das 106 unidades de ensino e os servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) que também participaram do desafio. Foram realizadas atividades como ginástica laboral, alongamento, relaxamento, dança, futebol, vôlei, basquete, handebol entre outros.

O Dia D aconteceu num período em que as atividades esportivas estão em franca evidência no município. No último dia 15, foram iniciadas as 45ª Olimpíadas Estudantis das escolas públicas e privadas, que objetivam levar, além do ensino, práticas saudáveis de esporte e lazer para os estudantes de Petrolina.