PRF autua 18 motoristas por dirigir sob efeito de álcool em Petrolina, PE

prf (2)

Operação ‘Dia do Trabalho’ foi realizada de 30 de abril a 4 de maio.
PRF registrou seis acidentes sem vítimas com lesões graves.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgou nesta segunda-feira (4), o balanço da ‘Operação Dia do Trabalho’, realizada entre os dias 30 de abril a 3 de maio, nas rodovias que cortam a cidade de Petrolina. As ações foram realizadas na BR-407, até a divisa com o Piauí, na BR-428 até o município de Orocó, na Ponte Presidente Dutra, além das rondas itinerantes, realizadas em toda a área de cobertura da PRF. Assim como no feriado do dia 21 de abril, o número de motoristas alcoolizados chamou atenção.

Segundo o inspetor chefe da PRF, Paulo Henrique Oliveira Lima, durante os quatro dias de operação as ações foram intensificadas nos transportes coletivos de passageiros e nos carros de passeio. “Nosso foco durante a operação foram os automóveis, vans, de transporte alternativo e ônibus, porque são aquelas pessoas que estão em deslocamento de viagem. Durante a ação verificamos que alguns condutores de transporte de passageiro não tinha o curso obrigatório exigido por lei. Também observamos que os motoristas e os passageiros estavam sem o cinto de segurança”, explica.

De acordo com o balanço, foram fiscalizados 411 veículos, 420 pessoas, realizados 186 testes de alcoolemia, 13 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) foram recolhidas e 17 Certificados de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) também foram recolhidos. Com o uso do radar móvel, 19 veículos foram autuados por excesso de velocidade. Foram registrados cinco acidentes, sendo um sem vítimas e quatro com feridos sem gravidade.

A polícia também trabalhou com o uso de etilômetros. “18 condutores foram autuados por conduzir veículo sob efeito de álcool, sendo que apenas 3 fizeram o teste e 15 se recusaram a passar pelo etilômetro e por isso foi aplicado multa no valor de R$ 1.915,30, os motoristas perderam sete pontos na carteira, as CNH foram recolhidas e os veículos só foram liberados depois que um condutor habilitado se apresentou para conduzir o veículo”, ressaltou Paulo Lima.

Apesar do número significativo de infrações, a PRF considera a operação como positiva. “Embora tenha todas essas autuações, conseguimos atingir nosso objetivo que era reduzir o número de acidentes. Não dá para fazer comparativo com o ano passado porque em 2014 foi um só dia e esse ano tivemos quatro dias de operação. Mas, tivemos bons resultados, principalmente com o auxílio do radar móvel e do etilômetro”, avalia o inspetor.

O inspetor da PRF ainda alerta os motoristas em caso de acidentes em BRs. “O motorista que se envolve em algum tipo de acidente deve ligar para o 191, informar o que ocorreu, dizer se tem vítimas ou não. Se não tiver, orientamos para que tire o veículo da via e aguardem a chegada da PRF, porque vamos fazer um estudo de como ocorreu o acidente e fazer o Boletim de Acidente de Trânsito. O documento serve para dar entrada nos seguros dos veículos, caso possuam e até no seguro DPVAT, na hipótese do acidente ter deixado feridos ou mortos.”, explica Paulo Lima.