Revisão cadastral do Bolsa Família inicia nesta segunda-feira (18), para beneficiários que receberam aviso no extrato, e os já bloqueados

8.768. Esse é o número de famílias que precisam fazer a revisão e averiguação cadastral dos seus benefícios em Petrolina, para que não sejam bloqueados. A revisão e averiguação cadastral do Bolsa Família começa no dia 18 de maio . Essa revisão e averiguação é valida para os beneficiários que receberam avisos no extrato de pagamento do programa sobre a necessidade de atualização,como também aqueles que já estão com o benefício bloqueado.

A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle do Bolsa Família. Qualquer alteração como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar deve ser comunicada à gestão municipal. E, a cada dois anos, o responsável pelo benefício precisa atualizar ou confirmar seus dados junto à prefeitura, para que continue recebendo o pagamento do programa. Cerca de 580 mil famílias ainda devem atualizar seus cadastros em todo o País.

Diferentemente dos anos anteriores, todas as famílias em Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral foram disponibilizadas conjuntamente para as gestões municipais planejarem os trabalhos do ano inteiro. O lançamento conjunto desses dois processos vai possibilitar que os municípios tenham uma visão integrada da demanda de atualização dos cadastros em seu território, oferecendo novos recursos para o aperfeiçoando do planejamento dos trabalhos locais.

Apesar de serem dois processos distintos, a Revisão Cadastral e a Averiguação Cadastral visam atingir os mesmos objetivos: garantir a veracidade e a atualidade dos dados declarados no Cadastro Único. Além dessa novidade, a partir deste ano foram incluídas na Averiguação Cadastral todas as famílias do Cadastro Único que apresentam indícios de sub-declaração de renda, na comparação com outros cadastros do Governo Federal — sejam tais famílias beneficiárias do PBF ou não.