São João de Petrolina ainda não tem atrações confirmadas, diz secretário

sao joao regional

Segundo secretário responsável, programação divulgada não é oficial.
Início do circuito junino começa no dia 6 de junho durante vaquejada.

Em meio as especulações sobre a programação do São João de Petrolina, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, negou que a grade de atrações que circula pela internet é a oficial. Segundo ele, a comissão organizadora do circuito junino ainda está em fase de negociação com as bandas que irão se apresentar durante o período na cidade.

Apesar dos ajustes que faltam para divulgar oficialmente a programação, a data de início do circuito já foi definida. “Vamos começar pela vaquejada que será realizada no dia 6 de junho em Petrolina. Somos parceiros e por isso a área da pista terá acesso livre, com portão aberto para o público que quiser prestigiar a festa”, esclarece Jorge Assunção.

Segundo o secretário, nos dias 12, 13 e 14 de junho, acontece a tradicional Jecana, realizada no povoado do Capim, Zona Rural de Petrolina. Festa idealizada pelo radialista Carlos Augusto, que faleceu no dia 2 de abril. “A Jecana deste ano será em homenagem a Carlos Augusto, com shows musicais e com a corrida de jegues. Lembrando que também no dia 13 será realizada a Festa de Santo Antônio, na Ilha do Massangano. Na semana seguinte tem o São João Cultural, com apresentações culturais juninas e com o festival de violeiros e sanfoneiros na Concha Acústica”, destaca.

Nos dias 19 e 20 de junho será realizado o Concurso de Quadrilhas Juninas. Mas, o local da festa ainda não foi definido pela comissão organizadora.

Ainda de acordo com Jorge Assunção, entre os dias 23 e 26 acontece a festa do São João do Vale, no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, com atrações locais, regionais e nacionais. “Já negociamos com algumas bandas, conversamos, estamos fechando valores e datas. Como não tem nenhum contrato assinado e licitado, no momento não é possível anunciar nenhuma banda. A lei não permite. Só será oficial quando for divulgado no site da prefeitura e pela nossa assessoria de imprensa. Essa programação que divulgaram não é a oficial, nem a arte é a mesma”, garante.

No dia 27 o pátio de eventos ainda será palco para o tradicional Forró da Espora. “É uma festa cultural importante. Ano passado reunimos cerca de 50 mil pessoas. Antes era muito fechado para os vaqueiros, mas no último ano o público compareceu em massa no evento”, ressalta o secretário da pasta.

O circuito junino encerra oficialmente no domingo, 28 de junho, com a Missa do vaqueiro, saindo do Pátio de Eventos, seguindo em cavalgada até a Orla de Petrolina. No Portal da Orla, além da missa, haverá festejo com bandas.