Seminário promove oficinas culturais e atividades esportivas em Cabrobó, PE

Roda de Capoeira (Foto: Marina Fontenele/G1)

Também estão previstas uma roda de capoeira e shows musicais.
Ações acontecem nos dias 21, 22 e 23 de maio.

Será realizado em Cabrobó, no Sertão pernambucano, a 4ª edição do ‘Seminário de Cultura de Paz’. O evento, que acontece a cada dois anos, vai promover palestras e cursos gratuitos sobre elementos culturais e artísticas, além de atividades esportivas. As ações acontecem nos dias 21, 22 e 23 de maio.

A solenidade de abertura está programada para as 19h da quinta-feira (21), na Academia da Saúde, que fica no bairro da Subestação. No dia seguinte, a sexta-feira (22), acontecem as oficinas de Maculelê, Frevo, Teatro, Ritmos Culturais, Artesanato e Ginástica Aeróbica. As capacitações serão na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) José Caldas Cavalcanti, no Centro da cidade.

De acordo com um dos organizadores, o professor de Educação Física Marcio Alves de Souza, o objetivo da ‘Semana’ é prevenir as variadas formas de violência. “O foco da ação é os jovens em situação de vulnerabilidade social. Com as atividades de cultura e arte, além de reduzir a ociosidade que os deixam expostos à violência, eles vão ser estimulados a promover a cultura de paz na comunidade”, declarou.

O credenciamento para as oficinas acontece a partir das 7h30, em seguida terá a mesa de abertura com a apresentação dos oficineiros. As aulas acontecem no período da tarde. Fechando a programação do dia 22, será realizada uma roda aberta de capoeira, às 19h, na Concha Acústica, na região central do município.

No sábado (23) continuam as oficinas no período da manhã no Erem. No período da tarde na Concha Acústica, a partir das 16h30, os alunos vão apresentar o que foi aprendido nos cursos. Em seguida acontecem apresentações artísticas locais e um “batizado de capoeira”. “O objetivo é valorizar ainda mais a capoeira. Vamos apresentar as diversas vertentes, os rituais e demais elementos que a compõe”, afirmou Marcio que dá aulas do esporte no Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Cabrobó.

A programação do ‘Seminário de Cultura de Paz’ encerra com shows abertos na Concha Acústica de bandas de Cabrobó e de outras cidades da região como Araripina, Petrolina e Belém do São Francisco.