Servidores da educação municipal paralisam atividades em Afrânio, PE

11

Paralisação dos docentes será de 24 horas.
Categoria cobra Projeto de Lei com melhorias.

Os servidores da educação municipal de Afrânio marcaram uma nova paralisação para esta quinta-feira (14). A greve de 24 horas foi definida depois que um projeto de lei com a inclusão de melhorias para a categoria, não foi enviado para votação na sessão da última terça-feira (12), na Câmara de Vereadores, como tinha sido acordado com o governo municipal.

Para esta quinta-feira (14), foi marcada uma nova assembleia, às 9h, com os trabalhadores em educação. A categoria quer a garantia de que foi enviado para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei para repasse do piso salarial dos professores com o índice de 13,01% para todos os professores. Os profissionais cobram ainda a repercussão em toda a matriz de vencimentos, considerando titulação e tempo de serviço dos demais professores. Essa é a terceira paralisação do ano letivo de 2015.

“Prometeram enviar o projeto de lei para a Câmara, mas não chegou nenhum documento. Comunicamos ao município que vamos parar as atividades e cobramos uma cópia do projeto, porque ficamos sabendo que ele não atende a todos os professores. Por isso, vamos analisar antes. Queremos um posicionamento do governo municipal”, destaca a coordenadora do Núcleo Municipal, Marileide Santiago.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), reivindica também que o Projeto de Lei inclua a implantação dos 33,33% para contemplação das aulas atividades. Para resolver as questões pendentes, o Sintepe quer que seja formada uma comissão permanente para discussão do Plano de Cargos e Carreira dos Trabalhadores em Educação do Município.

Caso as reivindicações não sejam atendidas, novas manifestações devem ser agendadas. “Como até o momento não cumpriram o que foi acordado, vamos pressionar. Terminou o mês de abril e não tivemos resposta. Para que não aconteça a mesma coisa, vamos parar as atividades. Esperamos a cópia do projeto, se não tiver nenhuma resposta, vamos tomar outro encaminhamento para a próxima semana”, enfatiza Marileide.

Com a paralisação, devem ficar sem aula cerca de 3,6 mil estudantes da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental de Afrânio.