Casos de sífilis aumentam mais de 14% em Petrolina, PE

De janeiro a abril de 2015 foram diagnosticados 32 casos na cidade.
O exame é feito através de testes rápidos.

testerapidoO número de pessoas infectadas pela sífilis em Petrolina aumentou 14% nos primeiros quatro meses de 2015. De janeiro a abril já foram notificados 32 casos da doença no município, quatro a mais do que os registrados no mesmo período de 2014.

Segundo o levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a maioria dos casos é de homens entre a faixa etária de 20 a 39 anos, com segundo grau completo. “59% dos registros são masculinos. Geralmente eles procuram a unidade de saúde  quando apresentam algum sintoma”, afirmou a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, Raquel Costa.

De acordo com a coordenadora, as notificações vêm aumentando nos últimos anos: em 2013 haviam sido 104 casos. Em 2014 os números subiram para 112, a previsão é que em 2015 continue aumentando. “As pessoas ainda tem o hábito de não usar camisinha durante a relação sexual. Por isso a gente orienta, que procurem os postos, façam os exames. Quanto mais cedo a doença for descoberta, mais eficaz será o tratamento” informou.

O teste rápido é feito em 15 minutos e o tratamento é realizado gratuitamente através da rede pública de saúde. A sífilis é uma doença causada por uma bactéria e transmitida durante o contato sexual sem preservativo, inclusive no sexo oral. Em adultos, ela se manifesta como uma ferida no pênis, na vagina ou na boca. Os sintomas podem desaparecer e voltar tempos depois de uma forma mais grave, causando problemas na artéria aorta e até distúrbios cerebrais.

Quando acomete gestantes, a doença costuma causar danos graves se for transmitida ao bebê: ele pode ter desde má-formação até problemas neurológicos graves, que podem se manifestar até mesmo depois do nascimento. De acordo com uma cartilha informativa do Ministério da Saúde sobre a sífilis congênita, 40% das crianças infectadas a partir de mães não-tratadas não sobrevivem.

Serviço:
Centro de Testagem e Aconselhamento – Rua Padre Fraga, 100, Centro Petrolina
Atendimento – Segunda a Sexta-feira, das 07h30 às 17h30.

 

(Fonte): G1