Católicos celebram Corpus Christi na zona Rural e Urbana de Petrolina, PE

dscn8303

Data lembra o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Programação tem tapetes temáticos, missas e procissões.

Nesta quinta-feira (4) é comemorada uma das mais importantes datas para os católicos, o Corpus Christi. A solenidade, que celebra a Eucaristia, ou seja, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, acontece em Petrolina tanto na Zona Urbana, como na Rural. Os fiéis vão participar de missas e procissões pelas ruas das comunidades.

Na Paróquia de São José Operário, que fica no bairro Atrás da Banca, na região central da cidade, as celebrações iniciam a partir das 15h com a adoração ao Santíssimo Sacramento, onde os fiéis dedicam um tempo para realizar preces, agradecer e fazer pedidos. “A partir das 19h30 começa a Santa Missa e após ela será feito o cortejo com o Corpo do Senhor. Toda a comunidade deve participar, é uma das solenidades mais importantes para nós católicos”, comentou o responsável pela comunicação da Renovação Carismática Católica de Petrolina, Celso Passos.

Ainda de acordo com Celso, a procissão com o Santíssimo Sacramento deve passar pelas ruas do entorno da igreja, como as ruas do Trabalho e da União. Após o cortejo acontece a benção aos fiéis finalizando a programação do bairro Atrás da Banca.

No distrito de Rajada, na Zona Rural do município, as atividades começam no período da manhã desta quinta-feira. Os membros das pastorais locais vão preparar os tradicionais tapetes coloridos de Corpus Christi com símbolos que representam a data. Às 19h, acontece a missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.

“Após a Santa Missa, inicia a procissão pelas ruas com o Santíssimo. Durante o cortejo acontecem quatro paradas nos locais onde foram montados os tapetes. Nos locais, os participantes vão ouvir reflexões e explicações sobre o significado dos símbolos baseadas no evangelho. É uma celebração que reúne toda a comunidade do distrito”, conta o coordenador de comunicação da paróquia de Rajada, Veromilton Nunes.

 

(Fonte): G1