Criadores do Sertão podem declarar vacinação contra aftosa até dia 15

vacina

Apenas 83% do rebanho foi declarado imunizado, 51 mil e 300 bovinos.
Meta é chegar a 90% para receber título de Zona Livre de Febre Aftosa.

Os produtores rurais têm até o dia 15 de junho para declarar a vacinação do rebanho de bovinos contra a Febre Aftosa. Segundo a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), 83% do rebanho foi imunizado, aproximadamente 51 mil e 300 bovinos na regional, formada pelas cidades de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa VistaOrocó.

adagroDe acordo com o fiscal da Adagro, Geraldo Miranda, a região precisa atingir a meta de 90% da vacinação para ganhar o selo de Zona Livre da Aftosa. “Atingimos 83% até o momento. Mas ainda não é suficiente e temos que atingir no mínimo 90%. Ano passado nós adquirimos o título de Zona Livre de Febre Aftosa com vacinação. Muitos já adquiriram a vacina, mas não realizaram a declaração junto à Adagro”, explica.

Para comprovar a imunização, o produtor tem que ter adquirido a vacina até o dia 30 de maio e precisa comparecer até o dia 15 do mês de maio e realizar a declaração para informar a quantidade de bovinos de sua propriedade que foram vacinados.

Aqueles que não adquiriram a vacina, ainda podem realizar a vacinação. Entretanto, é preciso se dirigir ao escritório da Adagro para ser emitida a infração. É necessário pagar a multa, para ser emitida a autorização de compra. A vacina pode ter um auto de infração com multa de R$60 a R$1500.

A sede da Adagro em Petrolina fica na Avenida das Nações, próxima a rodoviária da cidade e funciona das 8h às 12h e das 14h às 22h.  Outras informações através do telefone (87) 3866-6523.

 

(Com informações G1)