Intenção de compra do petrolinense para o São João reduz em 2015

comercio_-_magdaRedução foi de cerca de 10%, segundo pesquisa da Fecomércio-PE.
Empresários apontaram cenário econômico atual como um dos motivos.

O interesse da população de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, em fazer compras ou ter outros gastos com o São João reduziu em cerca de 10% este ano. Os dados são da pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE). Segundo o levantamento, a intenção de compra caiu de 70,8%, em junho de 2014, para 59,9%, no mesmo período de 2015.

As entrevistas na cidade foram realizadas de 25 a 29 de maio de 2015 e as pessoas ouvidas foram os consumidores, empresários e gerentes de empresas locais. Ainda segundo a sondagem, os principais motivos apontados para a redução de intenção de compra apontados pelos empreendedores foram o quadro econômico do país, a inflação e a elevação no custo do crédito.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas de Petrolina (Sindilojas), Joaquim de Castro, a redução era esperada pelo sindicato. “Nós acompanhamos com frequência as vendas na cidade e essa retração não surpreendeu. O que temos percebido é um esfriamento do consumo. Os setores que mais têm sofrido são as vendas de veículos novos, eletrônicos e eletrodomésticos”, declarou o presidente.

O documento da Fecomércio indica ainda que o aumento do endividamento também foi apontado pelos pesquisados como fator de desinteresse. 15,7% dos entrevistados consideraram que o acúmulo de dívidas reduz a intenção do petrolinense em comemorar as festividades de junho. Essa baixa expectativa de vendas do varejo reflete nas contratações de mão de obra temporária, já que apenas 17,4% dos empresários e gestores manifestaram a intenção de contratar esse tipo de profissional.

 

(Fonte): G1