Para conter a poluição visual, fiscais retiram placas irregulares em Petrolina, PE

g1
É crime ambiental colar cartazes em paredes, postes e orelhões.
São três equipes de fiscalização de plantão que trabalham em rodízio.

Para combater a poluição visual em Petrolina fiscais da ordem pública percorrem o centro da cidade e os bairros e fazendo a retirada de placas instaladas em locais do município. Os anúncios chegam a atrapalhar até a circulação dos pedestres.

screenshot399São três equipes de fiscalização de plantão que trabalham em rodízio. A ronda é uma ação contínua. As pessoas que são flagradas são notificadas e em caso de reincidência pode receber multa com valores a partir de R$50.

O agente do núcleo de operações, Nivaldo Carvalho Júnior, disse que a função da operação é limpar os espaços públicos e calçadas. “A gente vem trabalhando no controle da poluição visual diuturnamente e intensificando agora com as operações noturnas”, destaca.

De acordo com o secretário executivo de Ordem Pública de Petrolina, Jenivaldo Santos, é importante buscar orientações antes de colocar placas na cidade. “ É preciso buscar uma autorização prévia da prefeitura e serão dadas orientações de locais possíveis, as regras de segurança para não atrapalhar o tráfego de pedestres e as regras de segurança ao instalar as placas”.

jeniO secretário destaca que é crime ambiental colar cartazes em paredes, postes e em pontos de ônibus e orelhões. “É uma prática de crime ambiental, as pessoas ficam passíveis de responder por essa prática irregular, que deixa a cidade suja e feia. Orientamos que procurem os veículos de comunicação, os blogs ou outra forma de comunicação e não esse meio”, ressalta Jenilvado.

As empresas promotoras de evento já foram convocadas pelo Ministério Público e orientadas sobre a prática ilegal. A população pode denunciar a ação de intalação de placas e cartazes em Petrolina pelos telefones  (87) 3864-9018 e (87) 3864-9019.

 

(Fonte): G1