Petrolina realiza uma Conferência Regional nesta quinta-feira (4) para discutir riscos do uso de agrotóxicos

cartaz-agrotoxico-pernambuco

Será realizado no dia 4 de junho em Petrolina a primeira conferência para tratar dos problemas relacionados ao uso de agrotóxicos na Região do Vale do São Francisco. O encontro será realizado pelo Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos da Saúde do Trabalhador, Meio Ambiente e Sociedade, no auditório do Sest/Senat, a partir das 7h30 e é aberto ao público em geral.

Segundo o secretário-executivo do Fórum, Pedro Albuquerque, durante o evento serão discutidos junto ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público Estadual, os danos causados pelos agrotóxicos, que precisam ser revertidos de forma imediata. “Sabemos que é um problema sério em Pernambuco. Os dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária mostram que os agrotóxicos são usados acima do limite permitido por lei e que muitos locais utilizam até produtos proibidos. Com isso, temos uma grande oferta de produtos contaminados no mercado”, explica.

Durante a conferência, haverá uma exposição sobre os impactos causados pelos agrotóxicos a saúde e ao meio ambiente. Também serão expostas alternativas de como produzir alimento sem o uso dos agrotóxicos. “Os participantes poderão fazer propostas que ajudem a reverter a atual situação. Além disso, os trabalhadores rurais podem denunciar irregularidades para que os órgãos competentes possam investigar os casos” destaca.

Ao todo, serão realizadas quatro conferências, sendo nas regiões do Sertão, Agreste, Zona da Mata e a nível Estadual. “Escolhemos primeiro Petrolina pela necessidade de interiorizar as ações e por ser um polo fruticultor de grande proporção. Sabemos também que em muitas plantações há desrespeito a legislação quanto ao uso dos agrotóxicos e isso atinge não somente os trabalhadores, mas também os consumidores, porque terminamos comprando produtos com índices elevados de substâncias nocivas”, ressalta Pedro.

O Sest/Senat fica localizado na Rua Souza Leão, nº 10, bairro KM 2, Zona Central de Petrolina. As inscrições podem ser realizadas no dia do evento. Serão disponibilizadas 150 vagas.